Egito | Guia e Dicas Úteis de Viagem
O Egito é aquele país que nos remete a todos para um vasto passado histórico, cheio de faraós, pirâmides e esfinges. Além dos imponentes monumentos de milhares de anos que ainda hoje é possível visitar no Egito, a existência de um deserto imenso que se mistura com o mítico Rio Nilo fazem deste um daqueles países que vale mesmo a pena visitar. Tem também muito para dar a conhecer a nível cultural, e o povo egípcio é dos mais hospitaleiros e afáveis que conhecemos.
O que precisas de saber antes de uma viagem ao Egito?
Localização
O Egito está localizado no Médio Oriente, dividindo-se entre a Europa e a Ásia. Faz fronteira com a Líbia e o Sudão na parte africana, e com Israel e Palestina na parte asiática.
Como ir
A forma mais comum de entrar no Egito é através do Aeroporto Internacional do Cairo. No entanto, existem voos internacionais para aeroportos noutras cidades como Luxor, Hurghada, Sharm el-Sheikh, Assuão, Alexandria, entre outros.
Visto
O visto para entrar no Egito é obrigatório para cidadãos portugueses.
Como obter: Para os cidadãos portugueses, é possível tirar o visto para entrar no Egito através de três formas:
- À chegada ao aeroporto no Egito;
- Online requerendo um e-visa, com antecedência mínima de 7 dias, no portal oficial do visto eletrónico para o Egito;
- Antecipadamente na Embaixada do Egito em Lisboa.
Taxas: O custo do visto é de 25 dólares americanos, qualquer que seja o meio escolhido para o obter.
Documentos: Os documentos necessários para obtenção do visto são:
- Passaporte com validade mínima de 6 meses à data de entrada no país
- Outros documentos que podem ou não ser requeridos: Foto recente tipo passe; Certificado de vacinação contra a febre amarela; Cópia do bilhete de saída do país; Reserva de alojamento.
De todas vezes que visitámos o Egito até hoje, tirámos o visto à chegada ao aeroporto e nunca nos foram pedidos quaisquer documentos além do passaporte. No entanto, convém estarmos prevenidos pois podem ser requeridos estes documentos.
Validade: O visto tem a validade de 30 dias.
Extensão: É possível renovar o visto de turista no Egito por mais 30 dias, presencialmente no edifício Mogama, na praça Tahrir no Cairo.
Moeda
A moeda utilizada no Egito é a Libra Egípcia.
Verifica a taxa de câmbio aqui.
Clima e quando visitar o Egito
O Egito é um país maioritariamente desértico, seco e quente. No entanto, tal varia em determinadas regiões como é o caso da costa mediterrânica a Norte, onde o clima pode tornar-se mais húmido no Inverno. De uma forma em geral:
- O Verão no Egito é extremamente quente, com temperaturas a atingir os 40°C durante o dia e a não baixar dos 20°C durante a noite;
- O Inverno no Egito não é severo, com as temperaturas médias a variar entre os 9°C e os 20°C;
- Todos os anos ocorrem tempestades de areia vindas do sul. Estas costumam acontecer entre Março e Maio, e podem durar alguns dias causando subidas de temperatura que podem chegar aos 45°
Para nós, os melhores meses para visitar o Egito são então entre Março e Abril e entre Outubro e Novembro, de forma a apanhar um clima mais ameno.
Top locais a visitar no Egito
Já visitámos o Egito por duas vezes e não nos cansamos! Há sempre algum lugar que fica por conhecer e mesmo os sítios por onde já passamos merecem sempre mais uma visita. Deixamos-te aqui algumas sugestões principais das muitas possibilidades que o Egito tem para oferecer.
Gizé
Gizé é a parte do Cairo que fica a Oeste do Rio Nilo, onde se situam as famosas Pirâmides do Egito! Este emblemático monumento de 4000 anos de História é claro um marco e um chamariz para a maioria dos visitantes à cidade. É possível visitar as Pirâmides do Egito e a Esfinge facilmente de forma independente e é também possível visitar o interior de algumas pirâmides, mediante a compra de um bilhete adicional. Também vale a pena ficar alojado em Gizé pelo menos por uma noite para acordar e tomar o pequeno-almoço com vista para esta Maravilha do Mundo Antigo!
Cairo
O Cairo é aquela cidade caótica onde sair à rua pode tornar-se bem desgastante. O trânsito e a confusão das ruas são constantes, principalmente quando estamos a falar da parte a Este do Rio Nilo. Da primeira vez que visitámos a cidade, esta não ficou na nossa lista de preferências… mas com o tempo fomo-nos habituando e acabámos por gostar das suas particularidades! De qualquer forma, visitar o Cairo e passar um ou dois dias entre mercados e mesquitas é toda uma experiência que te vai permitir viver mais de perto os costumes e rotinas do povo egípcio.
Para saberes melhor o que fazer no Cairo, vê este artigo:
10 locais a não perder no Cairo
Luxor
Por quase todo o território do Egito é possível encontrar relíquias e monumentos do seu vasto passado histórico. Mas em Luxor é onde se situam dos templos e ruínas mais emblemáticos do Antigo Egito: o vasto Templo de Karnak, o lindíssimo Templo de Luxor, o impressionante Vale dos Reis, o Templo de Hatshepsut, entre muitos outros. Em Luxor é também comum fazerem-se passeios de balão de ar quente que sobrevoam a cidade e o Vale dos Reis. Além dos preços serem razoáveis, acreditamos ser um sítio fantástico para uma experiência destas. Nós adorámos e recomendamos!
Abu Simbel
Abu Simbel é o nome de dois dos templos egípcios mais surpreendentes, mandados construir pelo faraó Ramessés II há cerca de 3200 anos nas margens do atual Lago Nasser, no Sul do Egito. Devido à construção da barragem da cidade de Assuão e para salvar a relíquia que é este monumento milenar, nos passados anos 70, as 15000 toneladas de rocha que completam estes templos foram totalmente movidas, peça a peça, para o seu local atual bem perto da fronteira com o Sudão.
Com esta e muitas outras curiosidades para ouvir acerca de Abu Simbel, vale completamente a pena descer todo o Egito para visitar este majestoso templo!
Assuão
Assuão é a cidade do Sul a partir da qual podes visitar o templo de Abu Simbel mas não só! A partir de Assuão vale também a pena a visita ao Templo de Philae situado numa ilha no Rio Nilo. Vale a pena passar algum templo em Assuão para aproveitar também o tranquilo paredão ao longo do Rio Nilo que todos os dias surpreende com um alaranjando e inesquecível pôr-do-sol!
Dahab
Situada na península do Sinai, a pequena cidade de Dahab é daqueles tranquilos destinos à beira-mar, alternativa aos destinos de praia mais turísticos como, por exemplo, Sharm el-Sheikh. Simplesmente aproveitar o sol numa espreguiçadeira, pegar numa máscara de snorkeling e explorar o fundo do Mar Vermelho rico em peixes e corais coloridos, andar de moto 4 no deserto ou percorrer os Canyons mais próximos, é tudo possível a partir de Dahab.
É também a partir daqui que podes ir até ao sopé do Monte Sinai e subi-lo a pé, de preferência durante a noite para aproveitares um lindíssimo nascer-do-sol desde o alto destas montanhas desérticas.
Oásis
Existem alguns oásis no Egito mas o que mais ouvimos falar é o de Siwa. Não tivemos oportunidade ainda de visitar mas está, sem dúvida, na lista para a nossa próxima viagem ao Egito! O oásis de Siwa fica a cerca de 560km do Cairo e lá chegar implica uma longa viagem pelo deserto. Mas dizem que há algo de muito especial na calma que caracteriza esta área de vegetação completamente no meio do deserto do Sáara.