Malásia | Guia e Dicas de Viagem
A Malásia, em tempos ocupada por Portugueses, Holandeses e Britânicos, é hoje um pote cultural e religioso composto por malaios, chineses, indianos, e outras etnias que se dividem pelo Islamismo (a maioria), o hinduísmo e o budismo. No entanto, a variedade deste país não se limita à sua população já que a sua beleza e atractivos vão desde as suas florestas tropicais, diversidade da sua vida selvagem até às suas praias paradisíacas e gastronomia fabulosa. É um país a não perder numa visita pelo Sudeste Asiático.
A nível geográfico está dividida em 2: a Malásia peninsular e o Bornéu Malaio.
Localização
Está localizada no Sudeste Asiático, e faz fronteira terrestre a Norte com a Tailândia na Malásia Peninsular, e com a Indonésia na Ilha de Bornéu.
Capital
A capital é Kuala Lumpur, localizada no centro da Malásia peninsular.
Visto
- Isenção de Visto PT/BR: Sim. Existe isenção de Visto para cidadãos portugueses e para cidadãos brasileiros (estadias até 90 dias).
- Documentos necessários: Passaporte com uma validade superior a 6 meses + comprovativo de vacina contra a Febre Amarela (apenas para cidadãos brasileiros)
Moeda
A moeda oficial é o Ringgit.
Verifica aqui a Taxa de câmbio.
Clima da Malásia
A Malásia apresenta um típico clima tropical com temperaturas médias anuais de 28º nas zonas costeiras, de 26º no interior, de 23º nas zonas de montanha mais altas e elevados níveis de humidade entre os 70 e os 90%. O que varia essencialmente no país ao longo do ano é a chuva, não a temperatura. A época seca regista-se de Junho a Setembro e a época das chuvas de Dezembro a Março. As zonas do oeste e norte são as mais afectadas pela chuva.
Recomenda-se o uso de roupa leve, de algodão, durante o ano inteiro e que tenhas sempre contigo um guarda-chuva ou um impermeável.
O que visitar na Malásia
George Town (Penang)
A capital da ilha de Penang (a noroeste da península) é uma cidade que respira arte. Pelas suas ruas é possível encontrar várias obras de arte urbana, existindo até roteiros pré-definidos que tornam possível uma visita à cidade usando como pretexto a descoberta de cada uma destas obras.
Perhentian Islands
Se procuras praias de areia branca e águas cristalinas, então este será o teu destino na Malásia. Este pequeno grupo de ilhas localizadas a nordeste da península, são um dos destinos de praia mais procurados em todo o mundo. As 2 principais ilhas são a Kecil (mais popular entre backpackers) e a Besar (com um ambiente mais calmo e upscale).
Cameron Highlands
Desenvolvidas durante a época colonial inglesa, as Cameron Highlands eram um refúgio para os colonos de outrora. Hoje, oferece excelentes oportunidades de trekking entre plantações de chá e florestas virgens num ambiente mais limpo e fresco do que se encontra no resto do país.
Taman Negara
Localizada no centro da Península Malaia, a 240 km de Kuala Lumpur, a mais antiga floresta tropical do mundo, com cerca de 130 milhões de anos, é um paraíso para qualquer amante da vida natural. Aqui não faltam oportunidades para fazer trekking, escalada, pesca e até campismo.
Kuala Lumpur
A capital da Malásia representa na perfeição o autêntico pote cultural que caracteriza o país. É a maior cidade do país, repleta de arranha-céus de perder de vista, com uma excelente rede de transportes e um ambiente cosmopolita, e perfeita para quem se quer perder em dias inteiros de compras e gastronomia fabulosa. A não perder: as Batu Caves (templo Hindu), Petrona Towers, KL Tower, Central Market e o bairro de Bukit Bintang.
Kuala Lumpur, Malásia | Guia e Dicas de Viagem
Melacca
Localizada no Sul do país, Melacca foi em tempos um dos maiores portos comerciais do Sudeste Asiático. Hoje em dia é um dos principais pontos turísticos do país, com um centro histórico considerado Património da Humanidade pela UNESCO, sendo ainda possível visitar símbolos da ocupação portuguesa, holandesa e inglesa por toda a cidade.
Bornéu Malaio
Constituído pelos estados de Sabah e Sarawak e o território federal de Labuan, o Bornéu malaio é o local perfeito para quem procura estar em contacto directo com a natureza no seu estado mais puro. Aqui é possível partir em busca de orangotangos, aventurarmos-nos em trekkings em florestas tropicais, fazer mergulho em locais de mergulho épicos, entre outros.