3 Meses pelo Sudeste Asiático| O início.
Até há bem pouco tempo, as minhas aventuras pelo mundo, por razões profissionais, não passavam das 3 semanas de duração. Em Agosto de 2015, altura em que me despedi de um emprego de 4 anos para fazer um reset à minha vida e dar-lhe um novo rumo, surgiu a ideia e a oportunidade de embarcar numa viagem mais longa, de pelo menos 3 meses, o tempo que considerava suficiente para poder viajar de forma mais tranquila, apreciando melhor os locais por onde passava, sem pressa de saltar para o destino seguinte.
Seguiu-se um período de poupanças e de planeamento para o conseguir. Dediquei-me mais a trabalhos em regime freelance, essencialmente baseados na escrita, e a par de outras oportunidades que surgiram, consegui juntar um pé de meia suficiente para poder finalmente fazer esta viagem.
O primeiro destino que me veio à mente foi a América Central. Era uma zona do mundo que eu não conhecia e da qual tinha ouvido e lido fantásticos relatos por parte de amigos e conhecidos que por lá tinham viajado. Guatemala, Belize, Nicarágua… Mas o Sudeste Asiático não parava de chamar por mim! “Mas já lá foste 3 vezes nos últimos 2 anos, Maria João… Muda o destino desta vez!”. Sim, verdade. Mas não conheci tudo! Ainda me falta conhecer tanto… O sul do Camboja, o sul do Vietname, Myanmar… E pronto, foi assim que acabei por, mais uma vez, me render aos encantos asiáticos e comprar um bilhete de ida e volta Lisboa – Bangkok. O itinerário? Tailândia – Myanmar – Sul do Camboja – Sul do Vietname – Indonésia, de Março a final de Maio de 2016. Quero conhecer tudo o que tenho ouvido falar e lido nos últimos tempos e que ainda não tive oportunidade de visitar. Do Sudeste Asiático, ficarão apenas a faltar as Filipinas e Timor-Leste, que deixarei para outras núpcias, daqui a uns anitos talvez. Depois desta viagem, tenho de passar para outra zona do mundo, sem falta.
A viagem começou no passado dia 01 de Março. Um regresso a Bangkok por 4 dias, seguido por Chiang Mai, a 2ª maior cidade da Tailândia, no Norte, onde me encontro agora mesmo.
Prometo manter-vos a par da minha experiência durante estes 3 meses pelo Sudeste Asiático, com fotos e vídeos diários na página de Facebook do Joland, no Instagram e no Twitter, e posts com dicas úteis, itinerários e crónicas de viagem aqui no blog para que se possam inspirar para as vossas próprias viagens.
Mas agora está na hora de ir ali comer mais um Pad Thai. 😉
Até já!
6 Comments
Gostaria de um dia ganhar coragem e largar tudo para viajar pelo mundo. Se calhar uma covardia de arranjar sempre desculpas para adiar.
Boa caminhada
Pode ser que um dia essas desculpas deixem de fazer sentido. Basta querer muito e criar a oportunidade! 🙂 Obrigada Arminda
Tudo a correr bem Jo .Estou aqui acompanhar cada post que publicas e a retirar dicas para a minha viagem.Bjs e boas aventuras
Obrigada Rita 🙂 Espero conseguir ajudar-te no plano de viagem! Beijinho
Três meses a viajar desde ser incrível… Essa parte do mundo também chama por mim, está nos meus planos para os próximos anos. Boa viagem!
Obrigada Catarina 🙂 Sou completamente viciada no Sudeste Asiático, devo confessar. espero que as minhas dicas te venham a ser muito úteis!