Passar o meu aniversário na praia, a mergulhar na água do mar e a tostar ao sol já me tinha passado algumas vezes  pela cabeça. Só nunca imaginei que isto viesse a acontecer em Portugal, em pleno novembro! Agora, de cachecol a abraçar-me o pescoço, custa-me ainda acreditar que há apenas alguns dias atrás estava a saltar de biquini do topo de um barco-casa para as águas tépidas da Ria Formosa. O meu sonho tinha-se tornado realidade.

Já tinha visto fotos e vídeos dos barcos-casa dos Passeios Ria Formosa antes, mas na verdade, acho que só me apercebi no que me estava a meter quando lá cheguei. Por volta das 12h de sábado saía num barco-táxi da mesma empresa, da Fuzeta, perto de Tavira, numa viagem de cerca de 10 minutos até ao barco-casa onde ficaria alojada nessa noite. Ao chegar ao barco, “apoitado” em plena Ria Formosa, o meu queixo caiu de forma instantânea e os “uaus” não paravam de me sair da boca.

No interior encontrei uma decoração elegante, em tons de branco e azul, com pequenos apontamentos náuticos por todo o lado; um quarto principal com umas janelas enormes a toda a volta que me pôs de imediato a imaginar-me a assistir em primeira fila ao nascer do sol sobre a Ria; uma sala confortável e funcional onde o leme original do barco (hoje apenas peça decorativa, já que o barco não se movimenta na Ria) ocupava um local de destaque, uma cozinha extremamente bem equipada com tudo o que seria necessário para uma estadia confortável e prática e mais 2 quartos onde caberiam na perfeição pelo menos mais 4 pessoas (já para não falar do facto de o sofá na sala se transformar em cama também). No exterior, uma área decorada com sofás e uma mesa de apoio, uma pequena piscina cheia de água do mar, e no topo um espaço amplo forrado a colchões para momentos de descontração total sob o sol algarvio.

O barquinho a remos amarrado ao barco-casa providenciou um rápido transporte até à praia da Fuzeta para mais uns mergulhos no mar (ainda não me consigo mentalizar como deve ser que estive a dar mergulhos no Algarve em pleno mês de novembro…!), e a noite foi tão especial como eu achava que seria: adormecer embalada pelo suave movimento da maré, com uma vista privilegiada da cama para o céu estrelado que cobria a Ria, foi sem dúvida uma das melhores experiências que já tive.

O projeto pertence à empresa Passeios Ria Formosa que, para além dos barcos-casa, também oferece passeios de barco pela Ria, observação de golfinhos, cavalos marinhos e aves, pesca desportiva, transporte para as Ilhas, aluguer de caiaques, entre muitas, muitas outras atividades. Neste momento estão disponíveis 2 barcos: o barco Ilha da Culatra, disponível desde o Verão de 2016, com capacidade para 4 pessoas (2 adultos + 2 crianças) e o barco Barra Velha (onde eu fiquei) com capacidade para 10 pessoas (6 adultos + 4 crianças).

barcos casa ria formosa

Confiem em mim, não estou a exagerar em nada: estes barcos-casa são realmente especiais. Tanto pelas instalações em si, como pela localização totalmente paradisíaca. Eu já tenho planos para voltar assim que a primavera chegar com os primeiros dias de calor. Se fosse a vocês fazia o mesmo. Vamos lá ver quem reserva primeiro! 😉

Localização: Ria Formosa
Local de embarque: Fuzeta
Reservas: Barco Casa Fuzeta
Website: Passeios Ria Formosa

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!