Ubud, Bali – Indonésia | Dicas de Viagem

Quando se fala em Bali, a primeira imagem que nos vem à cabeça é de uma praia rodeada de palmeiras, águas azuis e muitos surfistas por todo o lado. Mas Bali tem muito mais para oferecer, e Ubud é sem dúvida um excelente exemplo de quão maravilhosa é esta ilha.  Ubud, rodeada por campos de arroz,  é descrita como o centro cultural de Bali, onde abundam galerias de arte, espectáculos de dança e música tradicionais, templos e muitas oportunidades de conviver de perto com a cultura balinense.

Para conhecer melhor a zona envolvente de Ubud, nada melhor que alugar uma scooter por cerca de 50.000 rupias por dia e partir à descoberta das inúmeras maravilhas que Bali tem para te oferecer!

Para mais dicas de viagem sobre a Indonésia, vê este artigo:

Indonésia | Guia e Dicas de Viagem

[huge_it_gallery id=”15″]


Localização e Como Chegar

Ubud está localizada a 38km a Norte do aeroporto de Dempassar, na ilha de Bali, Indonésia. Ao saires do aeroporto vês o balcão oficial dos táxis. Para uma viagem até Ubud são-te pedidas IDR 300.000, no entanto, se andares um bocadinho mais, tens vários outros balcões alternativos assim como taxistas individuais com quem poderás negociar e baixar ainda mais este valor. Se não te apetecer negociar, mas mesmo assim não quiseres gastar IDR 300.000, arranja alguém à saída do aeroporto com quem dividir o táxi. É sempre uma boa opção!

Ubud


 Alojamento

Anugrah homestay

Com uma excelente localização, mesmo no centro de Ubud, oferece-te a possibilidade de ficares alojada na casa de uma família balinesa. Quartos individuais com wc privativa. Preços muito acessíveis. Não está disponível online pelo que para reservas só mesmo pessoalmente quando já em Ubud.

ubud

Ode Hostel

Excelente localização na Monkey Street, mesmo no centro de Ubud. Têm um quarto individual com casa de banho partilhada e um dormitório com 8 camas. Ambiente muito descontraído, preços muito acessíveis e um óptimo local para conhecer outros viajantes.

Ubud

Para mais ofertas de alojamento em Ubud, clica aqui:

Alojamento em Ubud


A visitar

Monkey Forest

Uma reserva natural no centro de Ubud, lar de centenas de macacos de cauda longa, e um complexo de templos hindus. É, sem dúvida, um dos locais a visitar quando em Ubud. Podes dar bananas aos macacos mas tens de ter noção que pode ser um pouco arriscado já que estes macacos podem por vezes tornar-se agressivos e tentar roubar-te a comida das mãos.

Está aberto todos os dias das 08h30 às 18h e o bilhete de entrada custa IDR 40.000.

Indonésia

Art Market

Também conhecido por “Pasar Seni Ubud”, este mercado de arte, no centro de Ubud, é o local ideal para encontrares quadros de artistas locais, cestos e bolsas feitos à mão, lenços de seda e vários outros tipos de artesanato feito por artesãos de vilas localizadas perto de Ubud. Não tenhas problemas em negociar os primeiros valores que te dão, faz parte!

Está aberto todos os dias das 8h às 18h e localizado em frente ao Royal Palace.

Ubud

Dança e música tradicionais

Não percas a oportunidade de assistires a um espectáculo de dança e música tradicionais num dos muitos locais de espectáculos em Ubud. O Agung Rai Museum of Art tem espectáculos tradicionais regulares com a opção de jantar, assim como o Royal Palace e muitos outros locais. Basta estares atenta para encontrares um espectáculo novo ao virar de cada esquina.

ubud

Templo Pura Tirta Empul

O templo de Pura Tirta Empul está localizado perto da vila de Manukaya, a 20km de Ubud. Construído no século X, o nome deste templo significa “nascente da água sagrada” que se refere ao lago principal localizado no interior do templo. É habitual verem-se dezenas de pessoas a banharem-se nas águas “sagradas” de um grande lago rectangular composto por 13 saídas de água. Após as rezas solenes, cada pessoa deverá banhar-se em cada uma das saídas de água, excepto nas últimas 2 apenas reservadas a celebrações fúneres.

Está aberto todos os dias das 09h às 17h e o bilhete custa IDR 15.000.

bali-13

Templo Gunung Kawi

Este é um dos templos mais antigos de Bali, datado do século XI. Localizado em Tampaksiring, a 14 km de Ubud, está rodeado de campos de arroz oferecendo uma vista magnífica logo à entrada. É composto por 10 altares de pedra com cerca de 7mt esculpidos numa falésia que se diz terem sido dedicados ao Rei Anak Wungsu e às suas rainhas favoritas.

Está aberto diariamente das 07h às 17h e a entrada custa IDR 15.000.

  gunung-bali

Templo Goa Gajah

Também conhecido por “Elephant Cave”, foi construído no século XI como um local para meditação hindu. A sua atracção principal consiste numa gruta cuja entrada está “guardada” por uma cara ameaçadora de um animal. Está rodeado de campos de arroz e riachos que levam até ao Rio Petanu.

Está aberto todos os dias das 08h às 16h e a entrada custa IDR 15.000.

ubud

Lake Batur

O lago Batur está localizado aos pés do vulcão Batur e do vulcão Agung, a 37km de Ubud e é o maior lago de Bali. É sem dúvida um local a incluir num itinerário em Bali, pela beleza do cenário em que está inserido. Aproveita a oportunidade de visitares uma das pequenas aldeias localizadas nas margens do lago.

Ubud

Cemitério sagrado “Trunyan”

Os balineses têm por hábito cremar os seus mortos, mas na aldeia de Trunyan, junto ao Lago Batur, segue-se uma tradição um pouco diferente. Os corpos dos falecidos (que têm de ter sido casados e morrido de causas naturais) são levados numa canoa para este cemitério, onde são depois colocados em tendas de bambu junto a uma árvore sagrada com mais de 1000 anos, que se diz ter a capacidade de absorver o cheiros dos corpos em decomposição (razão pela qual o cemitério, apesar dos corpos ao ar livre, não apresenta qualquer cheiro). É acessível por barco a partir das margens do Lago Batur.

ubud


Boa viagem! 🙂

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!