Indonésia | Guia e Dicas de Viagem

Indonesia

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, sendo estas apenas algumas das ilhas que o compõem: Bali, Java, Sumatra, Lombok, Celebes, Flores, Timor, Gili Tranwangan, Gili Meno, Gili Air, Komodo, entre muitas outras. Oferece uma grande variedade de paisagens, ambientes e vida animal, razão pela qual é procurada por todo o tipo de turistas ao longo de todo o ano. Praias paradisíacas, vulcões, uma grande variedade de vida selvagem, um povo simples e hospitaleiro fazem da Indonésia um dos melhores destinos de férias do mundo.


Localização

A Indonésia está localizada no Sudeste Asiático, e faz fronteira terrestre com a Malásia (na ilha de Bornéu), com Timor-Leste e Papua-Nova Guiné e fronteira marítima com a Malásia, Filipinas, Singapura, Palau, Austrália e o estado indiano de Andaman e Nicobar.

Indonesia

Capital

A capital da Indonésia é Jacarta, localizada na ilha de Java.

Visto

  • Isenção de Visto PT/BR: Os cidadãos portugueses têm isenção de Visto para estadias até 30 dias. Os cidadãos brasileiros necessitam de Visto para entrar na Indonésia.
  • Visto à chegada: Sim. É possível solicitar o Visto à chegada à Indonésia nos principais aeroportos internacionais. A alternativa passa por solicitá-lo junto da Embaixada da Indonésia em Brasília.
  • e-Visa: Não.
  • Validade: 30 dias
  • Taxas: 35 USD
  • Extensão de Visto: O Visto só poderá ser extendido (e uma única vez) por um período de 30 dias em caso de obtenção de visto à chegada, junto dos Gabinetes de Imigração na Indonésia.
  • Documentos necessários: Passaporte com validade superior a 6 meses + comprovativo de vacina contra a Febre Amarela (apenas para cidadãos brasileiros) + passagens aéreas de ida e volta.

Moeda

A moeda oficial da Indonésia é a Rupia Indonésia.Verifica a taxa de câmbios aqui: Taxa de Câmbios

Clima

O clima na Indonésia é tropical, sendo que o que varia essencialmente é a possibilidade de chuva e não a temperatura. A temperatura média nas zonas costeiras ronda os 28º, no interior os 26º, nas zonas altas de montanha os 23º registando elevados níveis de humidade entre os 70 e os 90%. A época seca regista-se de Junho a Setembro e a época das monções de Dezembro a Março. As zonas do oeste e norte são as mais afectadas pela chuva. O oeste de Sumatra, Java, Bali e o interior de Kalimantan, Sulawesi e Irian Java são as zonas tendencialmente mais húmidas da Indonésia, com níveis de precipitação acima dos 2.000 milimetros por ano.

Como ir

Verifica os preços dos voos para a Indonésia aqui: Voos para a Indonésia.

O que visitar

Yogyakarta (Java)

Yogyakarta é uma cidade fascinante, considerada a alma da ilha de Java. É normalmente apelidada de Yogya (pronunciado Djóguia) pelos seus habitantes. É o centro cultural desta ilha, sendo palco permanentes de vários espectáculos de música e danças tradicionais, e é daqui que podes sair para visitar os magníficos e famosos templos de Borobodur e Prambanan e o vulcão Bromo. É ainda gerida por um Sultão cujo palácio, no centro de Yogya, é possível visitar.

Yogyakarta, Indonésia | Guia e Dicas de Viagem

IndonesiaUbud (Bali)

Se Yogya é a alma e o centro cultural de Java, Ubud é a de Bali. Uma cidade encantadora onde não é dificil perdermos-nos nos seus campos de arroz, nas suas típicas casas balinesas, e ficarmos maravilhados com espectáculos de música e dança tradicionais assim como vários rituais religiosos celebrados com frequência nos templos dentro e fora de Ubud. É, sem dúvida, um destino a não perder numa visita a Bali.

Ubud | Guia e Dicas de Viagem

Ubud Indonesia

Gili Islands

As Gili Islands estão localizadas a poucos kms da ilha de Bali e são compostas por 3 ilhas: Gili Trawangan, Gili Air e Gili Meno. A primeira é a maior e ideal para quem procura noites animadas num ambiente paradisíaco, a segunda reúne o melhor das outras 2 ilhas: sossego com uma dose equilibrada de animação, e a terceira, a mais pequena, é ideal para quem procura apenas dias tranquilos à beira mar.

IndonesiaNusa Lembongan

Nusa Lembongan é uma ilha também localizada a uma curta distância de barco de Bali. Ocupa uma extensão maior do que qualquer uma das ilhas Gili e como tal uma maior variedade de paisagens. Lembongan tem conseguido manter um ambiente autêntico sem grandes influências ocidentais. As suas praias de águas cristalinas, falésias imponentes e as condições ideais para a prática de surf e de mergulho fazem desta ilha um dos destinos imperdíveis numa visita à Indonésia.

IndonesiaKomodo

A ilha de Komodo é mais conhecida por ser o habitat dos famosos dragões de Komodo, mas é também um destino conhecido pelas suas praias de areia branca e águas cristalinas, alguns dos melhores locais para mergulho do mundo onde é possível nadar com Mantas e tartarugas marinhas. É acessível a partir da ilha vizinha de Flores.

Komodo-Indonesia-2Flores

A ilha de Flores deve o seu nome aos colonos portugueses que por lá passaram no século XVI. Campos de arroz, lagos, vulcões e praias paradisíacas contribuem para que dia após dia, Flores ganhe nome enquanto um dos melhores destinos turísticos da Indonésia.

flores-indonesia-2Sumatra

A ilha de Sumatra é a 6ª maior ilha do mundo e está localizada na parte Oeste da Indonésia. É o destino ideal para amantes de aventura e vida selvagem. Selvas habitadas por orangotangos, rinocerontes, elefantes e tigres e praias paradisíacas contribuem e muito para a atractividade desta ilha.

sumatra-indonesia-2Canggu (Bali)

Canggu está localizada a cerca de 40 minutos do aeroporto de Dempasar. É hoje uma meca para surfistas e para os amantes do estilo de vida que lhes está associado. Um ambiente descontraído, pranchas de surf por todo o lado, centros de yoga e restaurantes de alimentação saudável a cada esquina, fazem de Canggu um dos destinos mais “trendy” de Bali. Queres uma sugestão? Aproveita os pacotes de Yoga e Surf do Mondo Surf & Lifestyle Village. Yoga e surf num espaço de onde não vais querer ir embora com um ambiente 5 estrelas. (não fossem os proprietários portugueses, claro!)

IndonesiaKuta (Bali)

Localizada a poucos kms de distância do aeroporto de Dempasar, Kuta foi em tempos uma tranquila vila piscatória. Hoje ninguém o diria. Centenas de lojas, restaurantes, bares e discotecas compõem a vila, sendo hoje um dos mais famosos destinos de praia de Bali, especialmente frequentada pelos seus vizinhos australianos.

kuta-indonesia-2

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.