Dubai | Guia e Dicas de Viagem

O Dubai, o maior dos 7 Emirados Árabes Unidos é conhecido pelas suas representações megalómanas e ostentativas. E a fama faz-lhe jus. Não há ninguém que visite o Dubai e não fique de queixo caído com os seus imponentes arranha-céus, os carros de altíssima gama que circulam nas suas ruas e as lojas de marcas de luxo que se encontram por todo o lado. Aquários em centros comerciais? Check. Pistas de gelo em centros comerciais? Check. Todas as marcas de luxo existentes? Check. É também o Emirado mais ocidentalizado, onde a cultura e costumes árabes não são tão rígidos e visíveis como noutros Emirados.

Mas a par do luxo também é possível ter um vislumbre de um Dubai mais autêntico, mais humilde, nos seus souks e bairros tradicionais. É sem dúvida um local fascinante. Vamos conhecê-lo mais um bocadinho? 🙂

[huge_it_gallery id=”28″]


Localização

O Dubai é um dos 7 Emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos e está localizado na costa do Golfo Pérsico, na Ásia.

Dubai


 Visto

  • Isenção de Visto PT/BR: Os cidadãos portugueses têm isenção de visto para o Dubai. Os cidadãos brasileiros terão de obter um visto previamente através de um “sponsor” que poderá ser uma agência de viagens ou hotel no Dubai, um familiar que já aí tenha residência ou uma das seguintes companhias aéreas:  Emirates, Ethiad Airways e Air Arabia que também fornecem esse serviço.
  • Validade: Os vistos de turismo são válidos até 30 dias.
  • Documentos necessários: Passaporte com uma validade mínima de 6 meses (cidadãos portugueses) + foto tipo passe com fundo branco + prova da reserva do hotel + cópias digitalizadas dos bilhetes de avião de ida e volta. (cidadãos brasileiros)

 Moeda

A moeda oficial é o UAE Dirham (AED)

Verifica aqui a Taxa de câmbio.


 Clima

O Dubai é um dos locais mais quentes do Mundo, especialmente durante o período de Verão que vai de Abril a Outubro, com as temperaturas máximas a ultrapassar os 40º, especialmente a partir de Junho. É importante ter em atenção que de Maio a Julho poderão decorrer tempestades de areia.

O Inverno decorre de Janeiro a Março com temperaturas máximas a chegarem até aos 30º e mínimas até aos 15º.


 Top Locais a ver e visitar

O maior arranha-céus do mundo é, sem dúvida, um local a visitar sem falta. Põe o medo de alturas e vertigens de lado e sobe até ao topo do edifício, no piso 124, para obteres uma vista fabulosa sobre o Dubai.

Dicas de viagem Dubai

  • Passeio de Abra

Abra é o nome de um barco de madeira típico que faz a travessia do Creek (o canal de água salgada que atravessa o Dubai) entre a zona de Deira e a zona de Bur Dubai. A travessia tem a duração de 5 a 7 minutos, sendo no entanto possível adquirir um tour de cerca de 1 hora. É uma boa maneira de conhecer um bocadinho do lado mais tradicional do Dubai.

Dicas de viagem Dubai

Se estiveres disposta a dar $1.500 por uma noite no hotel mais luxuoso do mundo, então nem precisas de ler o que vem a seguir porque terás acesso a muito mais do que o comum mortal. Um restaurante dentro de um aquário, uma pista para helicópteros e uma frota de Rolls Royce à porta são algumas das facilities e serviços do Burj Al Arab.  O edifício é hoje um dos símbolos mais icónicos do Dubai, reconhecido em todo o mundo.

Dicas de viagem Dubai

O Ski Dubai é considerado um dos maiores resorts de ski indoor do mundo (não falássemos nós do Dubai, a terra da megalomania). Está localizado no Mall of the Emirates, também ele um dos maiores centros comerciais do mundo, claro. Pinguins, uma montanha com 85mt de altura e várias pistas com vários níveis de dificuldade. O último local que esperarias encontrar no deserto.

Dicas de viagem Dubai

  • Souk Madinat Jumeirah

Este Souk pretende recriar um dos antigos e autênticos mercados árabes. Várias lojas, restaurantes, esplanadas e um canal onde é possível dar um passeio de barco. É um local a não perder, com uma beleza incrível.

Dicas de viagem Dubai

  • Souks em Deira

Deira é a zona mais antiga do Dubai e foi em tempos a sua principal zona comercial. Aqui é possível visitar os souks do ouro, dos tecidos ou das especiarias e viver um bocadinho do Dubai autêntico, longe dos arranha-céus e luxo exuberante. Aqui regateia-se, cheira-se e sente-se a verdadeira cultura árabe.

Dicas de viagem Dubai

  • Museu do Dubai

Se tiveres interesse em conhecer a origem de um dos locais mais ricos e exuberantes do mundo, então uma visita ao Museu do Dubai, localizado no Forte Al Fahidi, é mais que obrigatória.

Dicas de viagem Dubai

  • Safari no deserto

Um safari no deserto é uma boa forma de escapares por um dia (ou 2, depende do tour que adquirires) do luxo exuberante do Dubai. O tour consiste em: transporte de jipe a partir do teu hotel, um passeio (com alguma adrenalina!) pelas dunas, jantar num acampamento no meio do deserto, espectáculos tradicionais. Se te apetecer ainda podes fazer ski na areia e fumar uma xixa.

Dicas de viagem Dubai

E onde está o maior jardim de flores do mundo? No Dubai, obviamente! São cerca de 100 milhões de flores ao longo de 72.000m2, que compõem esculturas nas mais variadas formas e feitios. Corações, estrelas, golfinhos, pirâmides e muito mais num jardim que fecha durante o Verão (a partir de Maio) reabrindo novamente em Outubro.

Dicas de viagem Dubai

Esta fonte, localizada no Lago Burj junto ao Dubai Mall, é o palco de um espectáculo diário de jactos de água, ao som de várias músicas épicas, dos mesmos criadores do espectáculo das fontes do Bellagio em Las Vegas. Com 275mt de comprimento e 5 círculos distintos de jactos, este é um espectáculo a não perder. Os espectáculos decorrem durante o dia entre as 13h e as 14h e à noite entre as 18h e as 23h, a cada 30 minutos.

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

6 Comments

  1. vou para Dubai o mes que vem e montarei meu roteiro por este blog. Excelente!!!

  2. Susana Alves Reply

    Boa tarde.

    Eu, meu marido e filha vamos para o Dubai em Agosto.
    O que aconselha a visitar.

    Obrigada.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.