Camboja | Guia e Dicas de Viagem

camboja

Terra de templos milenares, vasta e rica cultura e praias paradisíacas, o Camboja, em tempos o lar do Império Khmer é, hoje em dia, um dos destinos mais procurados no Sudeste Asiático. Isto deve-se em grande parte ao Complexo de Templos de Angkor Wat, localizado na província de Siem Reap. É um destino que não pode faltar numa viagem por esta zona do Mundo.


Localização

Está localizado no Sudeste Asiático, e faz fronteira a Noroeste com a Tailândia, a Nordeste com o Laos e com o Vietname a Leste.

camboja


 Capital

A capital é  Phnom Penh, localizada no Sul do país.


 Visto

  • Isenção de Visto PT/BR:Não existe isenção de Visto quer para cidadãos portugueses, quer para cidadãos brasileiros.
  • Visto à chegada: Sim. É possível obter o Visto à chegada ao Camboja excepto nas travessias terrestres de Bavet e Ka-Om Samnor (Vietname), onde será necessária a apresentação do Visto previamente adquirido online (e-Visa) ou através de uma Embaixada ou Consulado do Camboja.
  • e-Visa: Sim. Existe possibilidade de obtenção de e-Visa através do website evisa.gov.kh. Nas travessias terrestres o e-Visa é aceite apenas nas passagens de Cham Yeam e Poi Pet (Tailândia) e Bavet (Vietname).
  • Validade: O Visto de turista para o Camboja é válido para estadias até 30 dias.
  • Taxas: USD30 + USD7 (taxa de processamento)
  • Extensão de Visto: É possível solicitar uma única extensão de Visto por mais 30 dias, junto dos departamentos de imigração e da Polícia Nacional.
  • Documentos necessários: Passaporte com validade superior a 6 meses + 2 fotos tipo passe.

Moeda

A moeda oficial é o Riel. No entanto o dólar americano é usado por todo o país.

Verifica aqui a Taxa de câmbio.


 Clima

A época das chuvas no Camboja decorre de Maio a Outubro, atingindo um pico no período de Julho a Setembro com chuvas praticamente diárias.

A época seca decorre de Outubro a Abril. De Novembro a Janeiro as temperaturas poderão estar mais baixas (à volta dos 20º), aumentando a partir de Fevereiro até Abril.


Top Locais a visitar

Angkor Wat

Este complexo de templos milenares, localizados a poucos kms de Siem Reap, são uma das (senão a mais) mais procuradas atracções no Camboja e até do Sudeste Asiático. Estas ruínas com origem no século XII, hoje consideradas Património da Humanidade pela UNESCO, são visitadas por milhares de turistas todos os anos. É, sem dúvida, um local impressionante a visitar pelo menos uma vez na vida. Os bilhetes são adquiridos à entrada do Complexo e têm um valor de: $20 (um dia); $40 (três dias); $60 (7 dias). Horário: das 05h às 18h.

Alojamento em Siem Reap Transportes para Siem Reap

Camboja

Templo Ta Prohm

Inserido no complexo de Angkor e tornado famoso pelo filme “Lara Croft: Tomb Raider” de 2001, este templo é um dos locais mais impressionantes do Camboja. Durante milhares de anos o templo foi sendo invadido pela selva e por raízes de árvores que hoje fazem parte integrante das suas paredes. A entrada está incluída no bilhete de Angkor Wat.

Camboja

Lago Tonle Sape

Localizado a cerca de 15 km de Siem Reap, é considerada a maior extensão de água doce do Sudeste Asiático. É também a origem de mais de metade do peixe consumido no Camboja. Nas suas águas é possível visitar mercados e aldeias flutuantes habitadas na sua maioria por pescadores de etnia vietnamita.

camboja

Chi Phat

Esta pequena aldeia localizada nas margens do rio Preak Piphot, no coração das Montanhas Cardamom, é perfeita para os amantes de trekking e exploradores natos. É um destino que se encontra fora dos habituais roteiros turísticos do Camboja e permite uma interacção mais próxima com a cultura e natureza locais. O projecto de exploração turistica de Chi Phat foi desenvolvido em 2008 por uma NGO decidida a contrariar o rumo de destruição da floresta causado pela caça e abate de árvores de forma ilegal. Mais informações aqui: Chi Phat.

Alojamento em Chi Phat

chi-phat-camboja-2

Parque Nacional Ream

Está localizado a cerca de 15 km de Sihanoukville. Passeios de barco, trekking entre paisagens naturais de uma beleza incrível e momentos de descontracção em praias virgens fazem parte de algumas das actividades do Parque Nacional Ream.

Alojamento em Sihanoukville Transportes para Sihanoukville

Camboja

The Killing Fields (Phnom Penh)

Localizado a 15 km da capital Phnom Penh, este local é um símbolo de um dos períodos mais negros do Camboja durante o qual milhões de cidadãos foram vitimas de genocídio. É, sem dúvida, um local com um ambiente muito pesado, mas tal como os campos de concentração na Europa, faz parte da cultura e História do país.

Alojamento em Phnom Penh Transportes para Phnom Penh

killing-fields-camboja-2

Koh Rong

Se o que procuras são praias de areia branca e águas cristalinas, dignas de um dos melhores “screen-savers” no teu computador, então Koh Rong é o teu destino. Com 43 km de praia, este arquipélago é acessível de fast boat a partir de Sihanoukville, sendo perfeito para mergulho e snorkelling. É um dos melhores locais para terminar uma viagem pelo Camboja antes de regressar a casa.

Alojamento em Koh Rong

Camboja


Como ir

Verifica através do website da Rumbo os preços de voos para o Camboja.

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!