Amed, Bali – Indonésia | Guia e Dicas de Viagem
Amed é um dos melhores locais em Bali para a prática de mergulho e snorkelling, e um dos seus mais recentes destinos rurais a serem abertos ao turismo. É composto pelas vilas de Amed, Jemeluk, Bunutan, Lipah, Selang, Banyuning e Aas.
Com um ambiente descontraído, sem pressas e muito tranquilo, oferece, para além de cenários fantásticos para a prática destas actividades (como por exemplo 2 barcos naufragados durante a 2ª Guerra Mundial), um pôr do sol magnífico e dias de puro sossego e descontracção. Para percorrer Amed aconselha-se o aluguer de uma scooter, caso contrário a alternativa será andar a pé dada a ausência de transportes públicos. Um destino a não perder nem que seja por apenas 2 dias.
Localização e Como Chegar
Amed está localizado no nordeste de Bali, Indonésia, a cerca de 3 horas de carro do aeroporto de Denpasar e a 78 km de Ubud. Para além de táxis, existe a possibilidade de apanhar uma mini-van ou autocarro até Amed de qualquer um destes pontos de partida.
O táxi a partir de ou para o aeroporto tem um valor de Rp 500.000, pelo que não será má ideia encontrares alguém com quem o dividir para reduzires um pouco o custo.
Vê também o artigo: Indonésia | Guia e Dicas de Viagem |
Alojamento
Teman Teman bungalows
Estes bungalows estão localizados mesmo em cima da praia, em Jemeluk. Deitas-te embalada pelo barulho da rebentação das ondas mesmo em frente à tua janela. Quartos muito confortáveis por IDR 200.000 por noite, embora de manhã exista algum barulho devido à estrada que passa mesmo por trás.
Podes no entanto consultar aqui outras opções de alojamento em Amed:
O que fazer / visitar em Amed
Fazer um curso de iniciação ao mergulho ou tirar o PADI
Se já há algum tempo andas a pensar em como será fazer mergulho num ambiente marinho rico e diversificado, então aproveita aqui a oportunidade de o fazeres por preços muito, muito baixos. O que não faltam são escolas de mergulho em Amed. Se não tens a certeza se vais gostar de mergulho ou não, faz um programa de iniciação (fiz o meu na Adventure Divers Bali, escola que recomendo a 100%). Se o mergulho não é nada de novo para ti então poderá não ser má ideia tirares já uma certificação PADI.
Ver o pôr-do-sol no topo da colina em Jemeluk
Sobe a colina em Jemeluk ao fim da tarde, escolhe uma boa rocha para te sentares e aprecia o espectáculo que a natureza te oferece. Normalmente juntam-se aqui vários grupos de pessoas para assistir ao sol a pôr-se por trás do Monte Agung. O ambiente é super descontraído e muito boa onda, por vezes acompanhado pelo som de um ukelele ou uma guitarra.
Uma das grandes atracções de Amed é a possibilidade de fazer mergulho/snorkelling junto a 2 navios naufragados durante a 2ª Guerra Mundial. Em Tulamben encontra-se o USS Liberty, um navio norte-americano atingido por japoneses (e hoje o mais famoso local para mergulho em Bali) e em Lipah encontra-se o navio japonês. É uma experiência inesquecível.
Alugar uma scooter
A melhor forma de te deslocares com total liberdade em Amed é de scooter, já que praticamente não existem transportes públicos aqui.
Ver o nascer-do-sol no topo do Monte Agung.
Faz um trekking no Monte Agung para veres o nascer do sol no seu topo. Os trekkings costumam ter início às 23h45 da noite anterior, alcançando o topo por volta das 6h da manhã.
Boa viagem!
6 Comments
Olá Maria João boa tarde.
Gostaria de saber mais algumas informações acerca de amed e da sua aventura.
Chegou a ir ao templo dos Thousands Steps?
Sugere alguma empresa para a iniciação do mergulho e para ir ao monte Agung?
Aguardo os seus comentários e obrigada pelas dicas
Olá Jo , qual o preço do curso de iniciação ao mergulho no adventure divers Bali , e a duração ? Obrigada
Olá Daniela! Se bem me lembro acho que paguei 80€ mais ou menos. Primeiro assistes a uma aula teórica e depois fazes 2 mergulhos durante o dia na praia em Amed. Passas lá uma manhã inteira. Vale mesmo mesmo a pena. 🙂
Que lugar maravilhos! quero em breve conhecer!
Olá Jo. Eu e a minha namorada estavamos a pensar visitar a Indonésia este ano, outubro ou novembro. Mas pelo que temos visto não é a altura ideal a nível de meteorologia. Podes dar a tua sugestão?
Olá Tiago! Eu nunca estive na Indonésia nessa altura exacta (apenas em Maio e Setembro) Mas pelo que percebi do que tenho lido, poderás apanhar algumas chuvas ocasionais mas nada de especial. A época das chuvas começa em força mais a partir de Dezembro. Talvez possam arriscar. Além disso é a época baixa pelo que os preços poderão ser mais interessantes até. Espero ter ajudado! Boa viagem 🙂