21 Incríveis Locais a Visitar no Algarve

Visito o Algarve praticamente todos os anos desde que me lembro. Cenário de férias de verão, a região mais a sul de Portugal encheu-me a memória de momentos felizes feitos de longas horas à beira-mar, pele bronzeada e uma sensação de liberdade e descontração totais, em família ou com amigos.

Com o decorrer dos anos, descobri que o Algarve tem muito mais para oferecer para além das suas magníficas praias feitas de areia branca ou dourada, e águas transparentes de temperaturas amenas. A região é lar de uma incrível coleção de património histórico, cultural e arquitetónico, que grande parte das pessoas que anualmente visitam a região infelizmente desconhecem. 

Neste artigo dou-te a conhecer 21 locais a visitar no Algarve. Uma lista que junta algumas das paisagens naturais mais bonitas a vários locais de interesse histórico e cultural. Espero que seja uma ajuda na altura da construção do teu roteiro de viagem pelo Algarve!



Locais a visitar no Algarve

1. Visita às Grutas de Benagil

Em Benagil, perto da zona do Carvoeiro, encontra-se aquela que já foi por várias vezes considerada uma das grutas mais bonitas do mundo: o Algar de Benagil. 

Escavada naturalmente nas rochas junto ao mar, quem a visita encontra uma pequena praia escondida, acessível apenas por barco, caiaque, a nado ou numa prancha de stand up paddle (SUP). Existem vários operadores turísticos a oferecer tours de visita às grutas. Tem, no entanto, atenção ao facto de se verificar uma enorme afluência nos meses de verão, em particular em julho e agosto.

Gruta de Benagil | Locais a Visitar no Algarve
Créditos: Photo by Mondo Generator em Unsplash

2. Descobrir a Praia de Cacela Velha

A Praia de Cacela Velha, com o seu areal branco, águas transparentes e mornas, e ambiente tranquilo é, para mim, uma das praias mais bonitas de Portugal

O acesso à praia faz-se atravessando a extensão de água que faz parte da Ria Formosa. Podes fazer a travessia de barco por cerca de €1,50 ou a pé no período da maré baixa, mas prepara-te para teres de carregar os teus pertences acima da cabeça em determinados locais da Ria!

Praia de Cacela Velha | Locais a Visitar no Algarve

3. Explorar o Parque Natural da Ria Formosa

A Ria Formosa é uma área única no Algarve. Classificada como Parque Natural desde 1987, estende-se ao longo de 60 km pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. Lar de inúmeras espécies de fauna e flora, quem visita a Ria Formosa encontra bancos de areia, salinas, lagoas de água doce, áreas agrícolas, sapais, ilhas-barreira, entre outros elementos únicos naturais. 

Para conhecer melhor a área poderás sempre adquirir um tour que inclua um passeio de barco ou até de caiaque. Desde passeios ao por do sol e atividades de observação de aves, até ao aluguer de barcos tradicionais ou estadias em barcos-casa, existem inúmeras formas inesquecíveis para aproveitar ao máximo a belíssima Ria Formosa.

Ria Formosa | Locais a Visitar no Algarve

4. Visitar a aldeia de Alte

A aldeia de Alte, localizada na Serra do Caldeirão, é conhecida como a aldeia mais típica do Algarve. Visitá-la é descobrir um lado mais autêntico da região, longe de multidões à beira-mar, onde reinam os elementos característicos da arquitetura tradicional. 

As suas casas caiadas de branco e chaminés tradicionais marcam a paisagem e as suas duas Fontes — Fonte pequena e Fonte Grande, atraem todos aqueles que procuram um refúgio do calor do verão. Um mergulho nas suas águas frescas e um piquenique à sombra das árvores que lá se encontram, são garantia de um dia bem passado.

Ainda em Alte vale a pena visitar a famosa cascata que lá se encontra, conhecida por Cascata de Alte ou Queda do Vigário, alimentada pela água da ribeira que cai de uma altura de 16 metros para uma grande lagoa.

5. Explorar o centro histórico de Faro

Faro, a porta de entrada na região para praticamente todos os visitantes internacionais, é uma das cidades mais interessantes do ponto de vista histórico e cultural e uma inclusão obrigatória numa lista de locais a visitar no Algarve. Um passeio pelo seu centro histórico revela ruas pavimentadas com a tradicional calçada portuguesa, onde abundam cafés, restaurantes e lojas. 

Locais como a Capela dos Ossos, o Castelo e as suas muralhas, o Arco do Repouso ou o Largo da Sé, são alguns dos pontos de visita obrigatória em Faro, para quem procura explorar mais sobre a herança histórica da região.

6. Descobrir a vasta herança árabe em Silves

A outrora capital do Algarve, é hoje um autêntico museu ao ar livre, onde o maior castelo da região, o Castelo de Silves, ocupa lugar de destaque. Habitada desde os tempos do Paleolítico, a cidade exibe ainda diversos vestígios da presença árabe, entre casas caiadas de branco que contrastam com o vermelho escuro das muralhas do castelo. 

Alguns locais a não perder em Silves: Castelo, Museu Municipal de Arqueologia de Silves, Ponte de Silves, Praça Al-Mutamid, Capela dos Ossos de Alcantarilha, Centro de Interpretação do Património Islâmico de Silves, Mercado Municipal.

7. Visitar o Museu de Portimão

O Museu de Portimão é um dos meus museus preferidos em Portugal. Localizado junto ao Rio Arade e instalado nas instalações da antiga Fábrica de Conservas Feu, o Museu é uma janela não só para uma das principais atividades económicas da região, as conservas, como também para o seu passado pré-histórico. 

Após a visita, vale a pena passar pelo restaurante Faina, localizado junto ao Museu, para uma tarde de petiscos e vinhos deliciosos. Um restaurante a que não me canso de voltar sempre que vou a Portimão!

8. Explorar Tavira

Tavira é uma das cidades mais bonitas da região e um destino de inclusão obrigatória numa lista de locais a visitar no Algarve. Para além de estar rodeada por algumas das melhores praias da região, a cidade oferece oportunidades de passeio entre edifícios históricos, inúmeras igrejas e capelas, ruas estreitas e casas de telhados em triângulo (os chamados telhados “tesoura” de Tavira). Uma ponte romana une os dois lados da cidade, separados pelo rio Gilão onde se avistam com regularidade várias espécies de aves. 

Alguns locais a não perder em Tavira: Ponte Romana, Mercado da Ribeira, Ruinas do Castelo de Tavira, Praça da República, Igreja de Santa Maria do Castelo, Jardim do Coreto, Jardim da Alagoa, Salinas, Praia do Barril.

Tavira | Locais a Visitar no Algarve
Créditos: jacqueline macou por Pixabay

9. Explorar o centro histórico de Lagos

À beleza das praias que rodeiam Lagos, o próximo destino nesta lista de locais a visitar no Algarve, há que acrescentar o encanto do seu centro histórico, preenchido por edifícios e construções seculares que exibem a essência desta antiga cidade medieval assim como por inúmeros restaurantes e bares, garantia de diversão e animação pela noite fora.

Alguns locais a não perder no centro de Lagos: Avenida dos Descobrimentos, Mercado Municipal de Lagos, Praça Gil Eanes, Praça Infante D. Henrique, Castelo dos Governadores, Forte Ponta da Bandeira.

Lagos | Locais a Visitar no Algarve
Créditos: Jojo Franke on Unsplash

10. Visitar o Mercado Municipal de Loulé

Inaugurado em 1908 e alvo de várias obras de recuperação e manutenção ao longo dos anos, o Mercado Municipal de Loulé é um dos ex-libris da cidade, constituindo um dos melhores exemplos da arquitetura revivalista no Algarve. 

No seu interior juntam-se dezenas de bancas onde se expõe algumas das melhores iguarias tradicionais algarvias, assim como o peixe e legumes mais frescos. O local ideal para quem, como eu, não resiste a explorar os mercados locais.

Mercado de Loulé | Locais a Visitar no Algarve

11. Percurso dos Sete Vales Suspensos

Este percurso de 5,7 km une a Praia de Vale Centeanes, no concelho de Lagoa, à Praia da Marinha, considerada uma das cem melhores praias do mundo. O seu nome tem origem nos sete vales, escavados pela força das águas de uma ribeira que ali costumavam desembocar no Oceano Atlântico. 

Pelo caminho, terás a oportunidade de descobrir o Farol de Alfanzina, a Praia de Benagil, a Praia do Carvalho, e muitos outros locais fascinantes da paisagem algarvia. É considerado de dificuldade média e está bastante bem sinalizado, pelo que não será obrigatória a presença de um guia, caso assim não o pretendas.

12. Admirar a Ponta da Piedade, em Lagos

A Ponta da Piedade é um dos locais mais turísticos do Algarve, e a sua popularidade não surpreende ninguém. Este conjunto de formações rochosas escavadas pelo mar encantam todos aqueles que o visitam e o admiram, quer de cima, a partir dos miradouros e percursos que ocupam o topo da falésia, quer de baixo, na água.

Um passeio de barco é a melhor forma de explorar a beleza das grutas e túneis que se escondem na base da falésia. A melhor hora para visitar será ao final do dia, quando as cores quentes do pôr-do-sol dão origem a um ambiente mágico. Um destino obrigatório numa lista de locais a visitar no Algarve.

Ponta da Piedade | Locais a Visitar no Algarve

13. Comer marisco em Sagres / Vila do Bispo

Para mim, Sagres e Vila do Bispo serão sempre dois dos meus locais preferidos para comer marisco de qualidade no Algarve. Os percebes, mexilhões e búzios apanhados nas rochas locais e cozinhados de forma exímia, fazem as delícias de todos os apreciadores dos melhores sabores vindos diretamente do mar. 

Aproveita ainda para experimentares uma Caldeirada à Moda de Sagres, que se distingue pela inclusão de moreia e sardinha, uma Massada de Peixe, ou ainda a popular Moreia Frita acompanhada por arroz de tomate, tão popular nesta zona do Algarve.

Créditos: Antonio Mendes em Unsplash

14. Visitar a Fortaleza de Sagres

Aproveita a passagem por Sagres para visitares a sua Fortaleza, cuja fundação está ligada ao Infante D. Henrique, uma das figuras principais da época dos Descobrimentos portugueses. No seu interior encontras alguns canhões, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, construída no século XVI, o famoso relógio de sol conhecido por rosa-dos-ventos, e um torreão quinhentista. 

DSC_5449

15. Fazer surf na Costa Vicentina

Pergunta a quem quiseres e a resposta será sempre a mesma: os melhores spots de surf no Algarve estão na Costa Vicentina. A praia do Amado, da Arrifana, Odeceixe e Sagres são apenas alguns dos locais mais populares para todos aqueles que não resistem a apanhar umas ondinhas sempre que podem. 

Caso te estejas a iniciar, podes sempre optar por ficar num surf camp onde, para além do alojamento estão incluídas algumas aulas de surf. Uma boa oportunidade não só para aprenderes a dominar uma prancha, como para conheceres novas pessoas, num dos mais bonitos locais a visitar no Algarve.

Surf Costa Vicentina | Locais a Visitar no Algarve
Créditos: angela pham em Unsplash

16. Descobrir a Praia de Odeceixe

Para além de spot de surf, a Praia de Odeceixe, na Costa Vicentina, é também uma das praias mais bonitas de Portugal. É difícil resistir à tentação de tirar uma fotografia a partir do miradouro que se encontra à chegada à praia.

Limitada por imponentes falésias e complementada não só por um grande areal como também pelo rio Seixe, que ali desagua, fazendo as delícias de pequenos e graúdos, a praia é um ponto de visita quase obrigatória para quem chega ao Algarve pela costa oeste.

Praia de Odeceixe | Locais a Visitar no Algarve

17. Percorrer os passadiços do Alvor

Vivi no Algarve durante 2 anos e durante esse tempo foram muitas as vezes em que fui dar caminhadas nos passadiços do Alvor. O sossego e comunhão com a natureza que sentia ao longo da caminhada eram impagáveis. 

Construído em 2016, o percurso estende-se ao longo de 6 km, ligando a praia dos Três Irmãos à Ria de Alvor. Inclui vários acessos diretos à praia assim como pontos de paragem de onde poderás admirar a beleza da ria, habitada por várias espécies de fauna e flora.

Passadiços de Alvor | Locais a Visitar no Algarve

18. Admirar a vista na Foia, o ponto mais alto da Serra de Monchique

Uma visita à Serra de Monchique não ficará completa sem uma passagem pelo Alto da Foia, o ponto mais alto da Serra. A vista ininterrupta vale a pena a viagem. Admira com tempo toda a extensão da serra e o oceano Atlântico que preenche a linha do horizonte. 

Alto da Fóia | Locais a Visitar no Algarve

19. Visitar a Cascata do Barbelote, em Monchique

Ainda na Serra de Monchique, aproveita para descobrires uma das mais bonitas quedas de água da região, a Cascata do Barbelote. Com água que cai todo o ano sobre a densa vegetação da serra, é agora possível aceder mais facilmente à cascata através de um acesso automóvel ou, em alternativa, através de um percurso pedonal.

Barbelote Waterfall

20. Visitar o Palácio de Estói

A cerca de 10 km a norte de Faro, encontras a pequena vila de Estói, o próximo destino nesta lista de locais a visitar no Algarve. Entre as suas ruas preenchidas por casas senhoriais, há um edifício que se destaca em particular, o Palácio do Visconde de Estói, uma versão mais reduzida do Palácio de Queluz. 

Hoje transformado em pousada de charme, o Palácio encontra-se aberto a visitas, sendo possível admirar os seus belíssimos azulejos, os pormenores arquitetónicos originais e o seu jardim.

Palácio de Estói | Locais a Visitar no Algarve
Créditos: ron24537 por Pixabay

21. Descobrir as salinas de Castro Marim

Entre os vários atrativos de Castro Marim, uma vila localizada junto à fronteira com Espanha, encontram-se as famosas salinas que produzem o chamado “ouro branco” pelo qual esta zona é tão conhecida. É possível descobri-las através de um percurso pedonal que se estende ao longo de 2 km. Pelo caminho aproveita para admirares as várias espécies de aves locais ou migratórias que aqui se alimentam ou nidificam, dependendo da altura do ano.

O sal das salinas de Castro Marim é ainda usado para tratamentos de pele, em locais como o Spa Salino, detido pela empresa de produção artesanal de sal Água Mãe. 

Castro Marim, Salinas L1000896

Aqui tens já várias sugestões que poderás adicionar à tua lista de locais a visitar no Algarve. Já visitaste algum destes locais? Há mais algum que aches que deveria ser adicionado?

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

2 Comments

  1. İero djamanca Reply

    Gostei deste artigo .um dia gostaria de visitar estes cidades tipicamente turístico rodeadas de paisagens naturais …….

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.