Passar o meu aniversário na praia, a mergulhar na água do mar e a tostar ao sol já me tinha passado algumas vezes  pela cabeça. Só nunca imaginei que isto viesse a acontecer em Portugal, em pleno novembro! Agora, de cachecol a abraçar-me o pescoço, custa-me ainda acreditar que há apenas alguns dias atrás estava a saltar de biquini do topo de um barco-casa para as águas tépidas da Ria Formosa. O meu sonho tinha-se tornado realidade.

Já tinha visto fotos e vídeos dos barcos-casa dos Passeios Ria Formosa antes, mas na verdade, acho que só me apercebi no que me estava a meter quando lá cheguei. Por volta das 12h de sábado saía num barco-táxi da mesma empresa, da Fuzeta, perto de Tavira, numa viagem de cerca de 10 minutos até ao barco-casa onde ficaria alojada nessa noite. Ao chegar ao barco, “apoitado” em plena Ria Formosa, o meu queixo caiu de forma instantânea e os “uaus” não paravam de me sair da boca.

No interior encontrei uma decoração elegante, em tons de branco e azul, com pequenos apontamentos náuticos por todo o lado; um quarto principal com umas janelas enormes a toda a volta que me pôs de imediato a imaginar-me a assistir em primeira fila ao nascer do sol sobre a Ria; uma sala confortável e funcional onde o leme original do barco (hoje apenas peça decorativa, já que o barco não se movimenta na Ria) ocupava um local de destaque, uma cozinha extremamente bem equipada com tudo o que seria necessário para uma estadia confortável e prática e mais 2 quartos onde caberiam na perfeição pelo menos mais 4 pessoas (já para não falar do facto de o sofá na sala se transformar em cama também). No exterior, uma área decorada com sofás e uma mesa de apoio, uma pequena piscina cheia de água do mar, e no topo um espaço amplo forrado a colchões para momentos de descontração total sob o sol algarvio.

O barquinho a remos amarrado ao barco-casa providenciou um rápido transporte até à praia da Fuzeta para mais uns mergulhos no mar (ainda não me consigo mentalizar como deve ser que estive a dar mergulhos no Algarve em pleno mês de novembro…!), e a noite foi tão especial como eu achava que seria: adormecer embalada pelo suave movimento da maré, com uma vista privilegiada da cama para o céu estrelado que cobria a Ria, foi sem dúvida uma das melhores experiências que já tive.

O projeto pertence à empresa Passeios Ria Formosa que, para além dos barcos-casa, também oferece passeios de barco pela Ria, observação de golfinhos, cavalos marinhos e aves, pesca desportiva, transporte para as Ilhas, aluguer de caiaques, entre muitas, muitas outras atividades. Neste momento estão disponíveis 2 barcos: o barco Ilha da Culatra, disponível desde o Verão de 2016, com capacidade para 4 pessoas (2 adultos + 2 crianças) e o barco Barra Velha (onde eu fiquei) com capacidade para 10 pessoas (6 adultos + 4 crianças).

barcos casa ria formosa

Confiem em mim, não estou a exagerar em nada: estes barcos-casa são realmente especiais. Tanto pelas instalações em si, como pela localização totalmente paradisíaca. Eu já tenho planos para voltar assim que a primavera chegar com os primeiros dias de calor. Se fosse a vocês fazia o mesmo. Vamos lá ver quem reserva primeiro! 😉

Localização: Ria Formosa
Local de embarque: Fuzeta
Reservas: Barco Casa Fuzeta
Website: Passeios Ria Formosa

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

15 Comments

  1. Primeiramente parabéns pelo aniversário! Deve ter sido uma ótima experiência né! Muito show! Lugar lindo! Por aqui estamos com alguns projetos de uma casinha diferente também… Ainda estamos pensando… mas muitas ideias estão aparecendo! 🙂

  2. como assim o leme é só peça decorativa agora qqqqqqqqqq muito legal a estrutura por dentro do barco, da pra fazer algumas viagens legais e inesquecíveis! meu amigo está querendo construir um e economiza dinheiro há anos!
    parabens pelo seu aniversario, que legal q curtiu a praia! o meu caso é semelhante pois meu aniversario eh em agosto e la no sul do BR é frio nessa epoca do ano

  3. Bela maneira essa de festejar o aniversário! Gostei muito desse programa, por acaso esta é uam região que não conheço do nosso Portugal e faz-me ver o quanto ainda tenho de percorrer! Fiquei surpreendido com o conforto do barco, muito bom!

  4. Primeiro parabéns pelo aniversário e muitas felicidades! Que passeio maravilhoso que você fez, simplesmente amei esse barco casa! Super dicona pra gente comemorar de forma mais pessoal, você simplesmente arrasou!

  5. Imagino que teu aniversàrio tenha sido muito lindo e especial! Nunca pensei em um barco-casa, mas ao ler teu post me dei conta do quão lindo deva ser. Gostei!

  6. uau! Que lindo passeio de barco. Adoro a Fuseta, adoro o Algarve e adoro Portugal. Mas este seu post mostrou me uma outra perspectiva da região. Parabéns pelas fotos e obrigado pela partilha

  7. Francisco Agostinho Reply

    Muito bem, acabaste de me dar uma ideia para o meu aniversário em Dezembro !

  8. Que delicia passar aniversário em um lugar assim. E é bem assim mesmo, um dia calor, outro frio enrolada de cachecol (por isso eu amo esse mundão). Parabéns pelo post

  9. Olá Maria João,
    Nossa, amei esta dica. Nunca tinha ouvido falar neste passeio. Vou me programar p/ fazer no verão de 2018. Parece muito bacana.
    Abs, Marlise

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.