O que fazer na Ilha das Flores, nos Açores

Não se compara à popularidade de outras ilhas do arquipélago dos Açores como São Miguel ou Terceira, mas é, sem dúvida, umas das que maior beleza natural em estado bruto oferece. Visitei a Ilha das Flores em 2017. A viagem levou o seu tempo, porque que não existem ainda voos diretos de Portugal continental para lá, e porque para poupar algum dinheiro, optei por um voo que incluía 2 escalas. O que encontrei quando lá cheguei foi um autêntico paraíso em pleno Oceano Atlântico, feito de inumeras cascatas, mantos verdes de perder de vista e a sensação de estarmos na presença de uma verdadeira jóia. Descobre neste artigo o que fazer na Ilhas das Flores, nos Açores. 


Deixares-te hipnotizar pelas inúmeras cascatas do Poço da Ribeira do Ferreiro

ilha das flores | AçoresO Poço da Ribeira do Ferreiro (também conhecida como Alagoinha) é um local mágico, de uma tranquilidade enorme, onde dezenas de cascatas caem das encostas das montanhas que rodeiam uma lagoa. Para lá chegares vais ter de estacionar o carro junto à estrada, no parque de estacionamento que lá existe, e fazer o resto do caminho a pé. Leva uns bons sapatos de caminhada. O caminho não é dificil, mas tem muitas pedras, e ainda demoras uns 15 a 20 minutos a percorrê-lo na totalidade.

Dar um merecido mergulho nas Piscinas Naturaisilha das flores | Açores

Esta foi uma das primeiras coisas que fiz quase imediatamente a seguir a ter saído do aeroporto: dar um mergulho numa das piscinas naturais da ilha. Não tinham passado nem 10 minutos até eu estar metida nas águas limpidas e de temperatura amena das piscinas naturais de Santa Cruz. Na zona da Fajã Grande, mesmo em frente ao restaurante Maresia que referi acima, encontras outras piscinas. Tem cuidado no entanto a descer a rampa até à água porque é mesmo muito escorregadia.

Vê também o artigo
Como Viajar para os Açores em Tempos de Covid

Visitar as 7 Lagoas da Ilha

ilha das flores | Açores

Se há algo que não falta na Ilha das Flores são lagoas. Ao todo são 7 com nomes relacionados com a profundidade e outras características das suas águas: lagoa rasa, lagoa funda, lagoa seca, lagoa branca, lagoa comprida, lagoa lomba e lagoa negra. Gostei particularmente da imagem das lagoas Rasa e Funda lado a lado mas em altitudes diferentes, no meio de uma paisagem natural luxuriante.


Alugar carro na Ilha das Flores


Visitar o Poço do Bacalhau

ilha das flores | Açores
foto de timeout.pt

O Poço do Bacalhau é um dos locais mais procurados por quem visita a Ilha das Flores. Aqui terás a oportunidade de dar um mergulho numa pequena lagoa de águas transparentes, alimentada por uma cascata com cerca de 90m de altura. Está localizado na Fajã Grande e é, sem dúvida, um dos locais a incluir num roteiro de o que fazer na Ilha das Flores

Admirar a Rocha dos Bordões

ilha das flores | Açores

A Rocha dos Bordões é por muitos considerada um dos grandes ex-libris da Ilha das Flores. Trata-se de uma formação geológica impressionante e muito interessante, com cerca de 570.000 anos, localizada junto à estrada entre as povoações de Lagedo e Mosteiro. Consegues vê-la particularmente bem a partir do Miradouro da Rocha dos Bordões.

Visitar a Ilha do Corvo

ilha das flores | Açores

A Ilha das Flores e a Ilha do Corvo estão separadas por uma viagem de barco de cerca de 40 minutos. Eu fiz esta travessia com a empresa Passeios Turísticos das Flores. Muito profissionais e organizados, com a viagem a ser feita dentro de todos os requisitos de segurança. A caminho do Corvo ainda tive a sorte de ver golfinhos que acompanharam o barco durante algum tempo.

Na viagem de regresso está incluída uma volta ao longo da costa da Ilha das Flores que te mostra paisagens extraordinárias como, por exemplo, várias cascatas a cairem diretamente no mar. A viagem tem um valor de €35 por pessoa. À chegada ao Corvo encontras alguns autocarros que por €5 te levam à Caldeira e a conhecer mais alguns locais na ilha. (Dica extra: não percas as maravilhosas empadas de atum disponíveis no bar junto ao porto da ilha. Consegui comer 3 num dia…)

Contactos: +351 917 918 964 / +351 964 220 645 | Website

Beber um copo ao por do sol no Restaurante Maresia

Encontrei o Maresia por acaso, num passeio pela Ilha. Acabei por me sentar na esplanada a ver o por do sol, acompanhada por um gin. Um local despretensioso, com boa música e um ambiente descontraído, como não podia deixar de ser num local tão autêntico como a Ilha das Flores. Se quiseres jantar lá convém reservar com antecedência. 

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.