O que fazer em Ibiza e Formentera no outono

Ibiza e Formentera são as menores ilhas do conjunto das Ilhas Baleares espanholas, característica compensada por uma extraordinária beleza natural e herança cultural e arquitetónica que lhes mereceu a classificação de Património da Humanidade, atribuída pela UNESCO.

Habitualmente associadas a férias de verão, altura em que são visitadas por milhares de turistas que aqui acorrem em busca de praias paradisíacas, glamour e tranquilidade, Ibiza e Formentera tornam-se ainda mais especiais no outono.

Por do sol em Ibiza | O que fazer em Ibiza e Formentera no outono
Ibiza | Créditos: Michael Tomlinson (Unsplash)

Os meses de setembro e outubro continuam a oferecer condições perfeitas para a praia e para desportos ao ar livre, a que se junta uma menor afluência de turistas que permite explorar tranquilamente o património cultural e arquitetónico local, desfrutar de experiências gastronómicas ainda melhores e conhecer a verdadeira essência destes dois destinos turísticos.

Neste artigo mostro-te o que fazer em Ibiza e Formentera no outono para que possas aproveitar ao máximo o melhor que estas duas ilhas têm para oferecer. Se ainda não tiveste oportunidade de usufruir das tuas tão merecidas férias este ano, este poderá ser o destino ideal para ti.


O que fazer em Ibiza e Formentera no outono

Explorar as suas melhores praias

Não há como falar de Ibiza e Formentera sem referir as suas praias. Com areais cujos tons variam entre o dourado ao branco, envolventes rochosas e águas cristalinas de tom azul-turquesa, é impossível não sentirmos que chegámos ao paraíso. Entre as muitas praias de Ibiza e Formentera, há algumas que se destacam em particular:

Cala Saladeta, Ibiza | O que fazer em Ibiza e Formentera no outono
Cala Saladeta, Ibiza | Créditos: Jixel (Unsplash)

Cala d’Hort, Ibiza

Localizada numa reserva natural, Cala d’Hort é vista por muitos como uma das melhores praias de Ibiza. Com vista privilegiada sobre o ilhéu de Es Vedrà, esta praia oferece um vasto areal branco, emoldurado por imponentes falésias.

Cala Salada e Cala Saladeta, Ibiza

Se fores como eu, adoras o contraste entre águas de cor azul-turquesa e uma vegetação verdejante. Se este for o caso, segue rumo a duas das baías mais populares de Ibiza, Cala Salada e Cala Saladeta. No verão, Cala Salada está habitualmente lotada de turistas, pelo que agora, no outono, poderás desfrutar da sua beleza com bastante mais tranquilidade.

Playa de Illetes, Formentera

É bastante frequente encontrar esta praia nas listas de praias mais bonitas do mundo. Localizada na costa norte da Ilha de Formentera, a Playa de Illetes deve o seu nome aos muitos ilhéus que dali se avistam e que, ao contribuírem para a ausência de ondas, fazem das suas águas uma autêntica piscina natural.

Playa de Migjorn, Formentera

Com uma extensão de cerca de 5 km ao longo da costa sul, a Playa de Migjorn é a maior praia de Formentera. Quem a visita fica fascinado com o seu lado mais selvagem, que oferece uma conexão privilegiada à verdadeira essência da ilha. Para além dos habituais tons paradisíacos, a praia oferece ainda vários restaurantes, bares e hotéis.

Descobrir Dalt Vila, o coração histórico de Ibiza

Localizada na parte alta do interior do recinto amuralhado renascentista de Ibiza, a cidade antiga de Dalt Vila é de visita obrigatória numa passagem pela ilha. O seu excelente estado de manutenção mereceu-lhe em 1999 o título de Património da Humanidade. 

Aqui destacam-se as suas ruas estreitas e casas tradicionais, a Catedral de Santa María de las Nieves (também conhecida como Catedral Eivissa), a Puerta del Mar ou Portal de ses Taules (acesso principal a Dalt Vila) e os baluartes renascentistas do século XVI.

Dalt Vila, Ibiza | O que fazer em Ibiza e Formentera no outono
Dalt Vila, Ibiza | Créditos: [email protected] (Wikimedia Commons)

Saber mais sobre a história e arte local nos museus de Ibiza

O outono é uma excelente altura para descobrir mais sobre a história e cultura locais nos vários museus de Ibiza. Abaixo deixo-te algumas sugestões, entre os muitos que por lá poderás encontrar.

Para saberes mais sobre o estilo de vida tradicional local, sugiro uma visita ao Museu Can Ros, localizado numa antiga casa rural totalmente recuperada. No museu MAEF – Museu Arqueológico de Ibiza e Formentera encontras uma exposição permanente que reúne três mil anos de história destas 2 ilhas, desde a pré-história até à reconquista cristã. 

Se a arte contemporânea faz mais o teu estilo, aproveita para visitar o Museu MACE – Museu de Arte Contemporânea de Ibiza, onde encontras uma coleção de obras de arte criadas durante o século XX na ilha ou sobre a ilha, por autores de renome como Erwin Bechtold, Marcel Floris, Will Faber, entre muitos outros.

Museu Arqueológico de Ibiza | O que fazer em Ibiza e Formentera no outono
Museu Arqueológico de Ibiza | Créditos: Rgg 1977 (Wikimedia Commons)

Desfrutar da deliciosa gastronomia local

O azeite, o queijo, o vinho, as ervas, a carne de porco e o peixe são alguns dos ingredientes que fazem parte da gastronomia local de Ibiza e Formentera. Junta à tua lista de pratos a não perder o Sofrit Pagès – onde a carne de porco, as batatas e os enchidos ocupam lugar de destaque; o Guisat de Peix (guisado de peixe) e o Atún a la Ibicenca

Em Formentera não percas também a famosa salada Payesa e o Calamar a la Bruta. E se não resistes a uma sobremesa, experimenta ainda o pudim greixonera, umas orelletes e a tarte flaó.

Gastronomia em Ibiza | Créditos: Ibiza Ibiza Ibiza (Unsplash)

Percorrer os Circuitos Verdes de Formentera de bicicleta

As temperaturas mais amenas fazem do outono a época ideal para explorar livremente de bicicleta a ilha de Formentera. Criados em 2016, os Circuitos Verdes são compostos por 32 trilhos cuja grande parte é acessível de bicicleta, e que te levarão a conhecer tanto a diversidade da paisagem local, como o interessante património arquitetónico e cultural da ilha.

Passeios de bicicleta em Formentera | Créditos: Bogdan Dada (Unsplash)

Explorar o fundo do mar mediterrâneo em Formentera

Se há já algum tempo que pensas em iniciar-te no mergulho, esta poderá ser a oportunidade ideal para o fazeres. As suas águas transparentes e fundos de rocha oferecer-te-ão momentos únicos de exploração submarina. Para desenvolveres as tuas skills de mergulho poderás recorrer a uma das várias empresas de mergulho presentes na ilha.

Créditos: Adrian RF (Unsplash)

Precisas de mais um pouco de motivação para marcares a tua viagem? Dá uma espreita a este pequeno vídeo abaixo e visita o site da Logitravel onde encontras ofertas de viagens para Ibiza e Formentera com voo, transfer de e para o aeroporto, ferry e estadia incluídos.


Habilita-te a ganhar uma viagem a Ibiza ou Formentera!

Não percas a oportunidade de te habilitares a ganhar uma viagem para duas pessoas a Ibiza ou Formentera, com voos e estadia incluídos. Para isso, basta participares no Giveaway lançado no Facebook pela Logitravel e o Turismo das Ilhas Baleares, entre os dias 4 e 10 de outubro. Consulta os respetivos termos e condições para mais informações. Boa sorte!

Artigo patrocinado


Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.