Ontem foi o último dia em Dambulla. Às 8h da manhã o Chandana, o dono da Guesthouse, deixáva-nos na estrada principal onde passados 2 minutos estávamos a entrar num autocarro de volta a Kandy. Daí sairíamos depois às 11h de comboio para Ella, no centro do país.
Dambulla foi uma óptima base de exploração de Sigiryia e Polonnarwua. Mas de Sigiryia já vos falei na crónica anterior. No dia seguinte, partimos novamente de tuk-tuk para Polonnarwua, mas a viagem desta vez foi bem mais longa: cerca de 60kms de estrada desde Dambulla. É uma cidade repleta de ruínas milenares. São cerca de 5kms a percorrer, todos preenchidos com monumentos interessantíssimos. A melhor forma de explorá-la é, na minha opinião, de tuk tuk. Havia quem o fizesse de bicicleta, mas eu não me atreveria a pedalar nem 1km sob aquele sol abrasador. Confesso que quase no final do percurso já estava um pouco saturada. O cansaço, a fome e o calor talvez tenham sido os grandes culpados. A certa altura já estava um bocado farta de andar a saltar de monumento em monumento.

No regresso a Dambulla consegui finalmente ver elefantes selvagens. O nosso condutor pára de repente na beira da estrada e aponta o dedo para uma zona ao longe onde se encontrava uma família de elefantes selvagens no meio de um campo. Que sensação fantástica a de ver estes animais imponentes no seu habitat natural, em liberdade… acreditem que é a melhor forma de estar em contacto com eles.

b933ddf0-0624-4ee9-9ebf-2d90f3834371l0001-img_0253-jpg
A viagem de volta a Kandy foi feita num dos autocarros locais por 95 rupias. Basicamente apanhámos o primeiro autocarro que passou na estrada. Confesso que o meu batimento cardíaco registou alguns picos durante a viagem. E talvez tenha assistido a alguns flashbacks da minha vida quando ele decidia fazer ultrapassagens em cima de curvas apertadas. Mas pelo lado positivo, até tivemos direito a um show de magia! A certa altura, entra no autocarro um homem que, após pedir autorização ao condutor, começa um espectáculo de magia para uma audiência de passageiros do autocarro. E não é que se safava bem? Sim senhor. Mereceu bem a notinha que levou no fim.

img_0238

Pouco depois chegávamos a Kandy. Abastecidos de fruta, roti (pão cingalês) e água, lá fomos em direcção à estação para apanharmos o comboio que nos levaria até Ella, numa viagem de 6 horas.
Os únicos bilhetes disponíveis (comprados com 3 dias de antecedência) eram para a 3ª classe com lugares reservados. Encontrámos os nossos lugares, que pertenciam a um conjunto de 4 bancos que partilhámos com um casal croata. A carruagem estava cheia de turistas. Se repetisse esta viagem confesso que preferiria viajar em 2ª ou até 3ª classe sem lugares reservados. A viagem poderia ter sido bastante mais rica e interessante se tivéssemos tido a oportunidade de partilhá-la com cingaleses. Os lugares para 2 pessoas em 3ª classe pareciam mais apropriados para 1 pessoa do que para 2, já que quem ficasse sentado do lado do corredor acabava por ter de ficar com uma perna de fora do banco. Resolvi o assunto passando mais tempo sentada na porta do comboio a absorver aquela vista fabulosa. Já me tinham dito que esta era uma viagem fantástica, e felizmente pude comprová-lo. Mantos verdes de perder de vista, plantações de chá e os constantes sorrisos oferecidos por quem via o comboio passar e assistia ao deslumbramento dos seus passageiros estrangeiros, que assistiam a tudo aquilo pela primeira vez.

https://instagram.com/p/BMmY8nWAv3J/

A chegada a Ella já foi feita de noite. Houve apenas tempo suficiente para encontrar o Hotel reservado na noite anterior, o Ella Rock House (recomendo!), pousar as malas e sair para procurar um sítio para jantar. A escolha não foi fácil porque a oferta é imensa. Mas lá encontrámos um sítio simpático e com comida deliciosa, à entrada da estrada principal.
Escrevo-vos esta crónica já no final do meu primeiro dia em Ella. Mas conto-vos tudo na minha próxima crónica. O que posso dizer é que acho que vai entrar para o top dos meus destinos preferidos dentro do Sri Lanka.

Agora, se me dão licença, está na hora de recuperar as energias com, provavelmente, mais um Kottu Roti.

Até já!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

2 Comments

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.