As 12 Melhores Praias da Ericeira e Arredores

O que te vem primeiro à cabeça quando pensas na Ericeira? Praia e surf, certo? Não é de admirar: as suas praias são de facto algumas das mais encantadoras da zona oeste de Portugal, e não foi à toa que a vila ganhou o título de Reserva Mundial de Surf em 2011. Para que não te sintas perdida, neste artigo dou-te a conhecer 12 praias da Ericeira e arredores a incluir obrigatoriamente no teu roteiro de viagem pelo oeste de Portugal, quer as procures de prancha debaixo do braço ou apenas de toalha e protetor solar dentro da mochila.

Praias na Ericeira

Praia dos Pescadores (ou Praia do Peixe)

Em pleno centro da Ericeira, a Praia dos Pescadores destaca-se pela sua localização central e pelo facto de se encontrar abrigada dos ventos de sul e sudeste por um paredão de 40 metros de altura, que a tornam numa das mais frequentadas da zona. A praia tem uma grande importância histórica também,  por ter sido o local em que a Familia Real Portuguesa embarcou rumo ao exílio (Inglaterra) a 5 de outubro de 1910, no momento da Proclamação da República em Portugal. É usada também pelos pescadores que ali têm os seus barcos e pontos de apoio.

Vista sobre a Praia dos Pescadores na EriceiraLocalização: Ericeira | Google Maps
Vigiada: Sim


Praia de São Sebastião

A praia de São Sebastião, localizada na ponta norte da Ericeira, junto à Ermida que lhe dá o nome, é acedida por uma longa escadaria branca. Lá em baixo, o areal, apesar de longo, fica totalmente coberto na maré cheia, pelo que a sua utilização está algo limitada durante o dia. É bastante procurada por surfistas e bodyboarders pelas suas ondas.

Vista sobre a Praia de São Sebastião na EriceiraLocalização: Ericeira | Google Maps
Vigiada: Não


Praia do Sul (ou Praia da Baleia)

Se preferes ficar em praias mais perto do centro da Ericeira, então a Praia do Sul (ou Praia da Baleia), junto ao Hotel Vila Galé, será uma boa opção. As várias concessões balneares estão aqui identificadas por toldos de diferentes cores, o que lhe dá uma sensação de voltarmos atrás no tempo. É bastante procurada por banhistas pelo facto de se encontrar abrigada dos ventos de norte. Tem wcs e duche.

Praia do Sul / Praia da Baleia na Ericeira
Foto: Wikimedia Commons / Vitor Oliveira

Localização: Ericeira | Google Maps
Vigiada: Sim


Praia da Empa

Embora pequena e maioritariamente frequentada na maré baixa quando o areal apresenta uma maior extensão, a Praia da Empa é uma das praias mais encantadoras da Ericeira. Não só atrai vários surfistas e bodyboarders que ali acorrem em busca das suas famosas ondas, como também banhistas que se deliciam com as pequenas poças formadas entre as rochas durante a maré baixa. Está localizada em frente ao Parque de Campismo da Ericeira e tem wcs portáteis durante a época balnear.

Praia da Empa na Ericeira

Localização: Ericeira | Google Maps
Vigiada: Não


Praia do Matadouro

Perto da Praia da Empa, também junto ao Parque de Campismo da Ericeira, encontra-se a Praia do Matadouro. O seu areal limitado não tem capacidade para receber muitos banhistas, mas é bastante procurada por várias escolas de surf que ali levam os seus alunos a apanhar as primeiras ondas em cima de uma prancha.

Praia do Matadouro na EriceiraLocalização: Ericeira | Google Maps
Vigiada: Não


Praia do Norte

Localizada junto ao centro da Ericeira, a Praia do Norte (também conhecida como Praia do Algodio) encontra-se limitada a sul pelo porto de pesca e separada a norte da Praia de São Sebastião por uma entrada rochosa.  É uma das praias mais procuradas na Ericeira pela sua localização central e pelo facto de ser vigiada, embora esteja desprotegida dos ventos de norte.

Vista sobre a Praia do Norte na EriceiraLocalização: Ericeira | Google Maps
Vigiada: Sim


Praia de Ribeira d’Ilhas

Guardada pela estátua de um surfista que, do miradouro, procura as melhores ondas no horizonte, a Praia de Ribeira d’Ilhas, localizada num vale, no extremo norte da Ericeira, é palco regular de várias competições nacionais e internacionais de surf todos os anos. As suas ondas são as mais procuradas e mais conhecidas da região e não é difícil perceber porquê assim que lá se chega. Existem várias estruturas de apoio aos surfistas (e banhistas) como balneário, wc, restaurante/bar com esplanada, escolas de surf e posto de primeiros socorros.

Vista sobre a Praia de Ribeira d'IlhasLocalização: Ericeira | Google Maps
Vigiada: Sim


Praias nos Arredores da Ericeira

Praia de São Julião

Antes de chegares à Ericeira pela Estrada Nacional a partir de Lisboa, encontras a Praia de São Julião. Localizada na freguesia da Carvoeira, esta pode ser facilmente considerada uma das mais bonitas praias do concelho de Mafra, pelo seu extenso areal que, emoldurado por arribas, constitui um postal perfeito. É bastante procurada tanto por surfistas como por amantes de pesca, que ali encontram várias oportunidades de levar bom peixe para casa.

Praia de São Julião
Foto: CM Mafra

Localização: Carvoeira | Google Maps
Vigiada: Sim


Praia da Foz do Lizandro

A uma curta distância da Praia de São Julião, encontras a Praia da Foz do Lizandro, localizada na entrada sul da Ericeira. É aqui que se assinala o local onde o rio Lizandro se junta às águas do Oceano Atlântico. Para além de um vasto areal, a praia oferece também uma série de bares e restaurantes com esplanada, balneários e WCs, que te permitirão aproveitar ainda melhor o dia.  

Praia da Foz do Lizandro na EriceiraLocalização: Carvoeira | Google Maps
Vigiada: Sim


Praia de São Lourenço

Entre Ribamar e São Lourenço encontras a Praia de São Lourenço, uma das maiores e mais frequentadas praias da região. Esta praia não se destaca apenas pelo seu extenso areal mas também pelas infraestruturas que lhe dão apoio (balneários, wc e bar com esplanada). 

Praia de São LourençoLocalização: Santo Isidoro | Google Maps
Vigiada: Sim


Praia dos Coxos

À saída de Ribamar, na freguesia de Santo Isidoro, encontras a Praia dos Coxos. Esta pequena praia em forma de ferradura é uma das melhores escolhas para dias de vento por se encontrar abrigada do vento de norte. A água é transparente e a vista cá de cima do miradouro é de tirar o fôlego, mas o mar tem correntes fortes que faz com que não seja a praia ideal para quem quer dar umas boas braçadas descansado.

Vista sobre a Praia dos CoxosLocalização: Santo Isidoro | Google Maps
Vigiada: Sim


Praia da Calada

Situada na freguesia da Encarnação, a cerca de 10km a norte da Ericeira, a Praia da Calada encontra-se abrigada por arribas altas e escarpadas que lhe concedem uma beleza única. O areal é extenso e largo e a praia encontra-se equipada de estruturas de apoio como balneários, wc, bar com esplanada e posto de primeiros socorros. É também uma das praias bastante procuradas por surfistas e bodyboarders.

 

Vista sobre a Praia da CaladaLocalização: Encarnação | Google Maps
Vigiada: Sim


Como vês, o que não falta na Ericeira e arredores são praias para todos os gostos e feitios. Já escolheste a tua preferida desta lista? Conheces mais alguma que não esteja aqui e que fique perto da Ericeira? Deixa a tua opinião e sugestões nos comentários!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

3 Comments

  1. Pascale DERKENNE Reply

    Article interessant et decrivant bien les differentes magnifiques plages d’Ericeira.

  2. Manuel Ribeiro Reply

    Parabéns. Muita informação de grande valor. Obrigado
    Só quero deixar uma pequena correcção, a Ericeira faz parte da Grande Lisboa e AML, não pertence à Zona Oeste.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.