Sortelha | Guia e Dicas de Viagem

Ultimamente tenho andado a fazer uma série de road trips pelas Aldeias Históricas de Portugal. Já estava na hora de conhecer como deve ser o Património histórico e cultural do meu país. Convenhamos que é um pouco vergonhoso ouvir turistas a falarem de locais em Portugal que nós próprios ainda não conhecemos, certo? As aldeias históricas de Monsanto e Piódão já foram riscadas da lista. A seguinte foi Sortelha, no concelho de Sabugal.

Confesso que, ao contrário de Monsanto e Piódão, nunca tinha ouvido falar muito de Sortelha, pelo que não ía com grandes expectativas. E ainda bem, para dizer a verdade. A vista do castelo ao longe, no alto dos seus 760m de altitude avisa que estamos a aproximar-nos. Ao chegar à muralha, estacionei o carro do lado de fora e entrei pela chamada Porta Falsa ou Porta Árabe. Fiquei boquiaberta com o que vi do outro lado. Para cada canto que olhasse a minha alma dava pulinhos de alegria. Uma aldeia feita de casas de pedra perfeitamente conservadas. Parecia saída de uma história de encantar de reis, rainhas e valentes cavaleiros.

Aqui fica um pequeno Guia de Viagem sobre a aldeia histórica da Sortelha com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para poderes aproveitar ao máximo a visita.


Como chegar a Sortelha:

Se vieres de Lisboa ou do Porto pela A1 tens de sair para a A23 no sentido Abrantes/Castelo Branco/Torres Novas. Na A23 sais na saída 32 para a N18 em direcção a Caria/Sabugal. Depois é só seguir as placas com indicações para Sortelha.

Coordenadas GPS: 40.330820, -7.211929.


O que fazer e visitar em Sortelha:

  • Castelo e Muralhas

Localizado a uma altitude de 760m, o Castelo é visível a uma larga distância. As suas origens remontam ao século XII, tendo sido mandado construir por D. Sancho I. Foi designado Património Nacional em 1910. As muralhas de Sortelha têm 4 entradas: Porta Nova, Porta Falsa, Porta da Vila (ou Porta do Conselho) e outra Porta Falsa junto ao Castelo. É possível subir até ao topo da Muralha e percorrê-la admirando a vista magnifica que nos é oferecida ao longo do passeio. 

aldeia histórica de Sortelha

  • Torre Sineira

A Torre Sineira encontra-se na estrada que dá acesso à entrada principal da muralha. Está localizada no topo de um penedo e é acessível através de um caminho de pedra e umas escadas esculpidas na rocha. Subir até à Torre é garantia de uma vista fabulosa sobre Sortelha e os vales que a rodeiam.

aldeia histórica de Sortelha

  • Igreja Matriz

A Igreja Matriz (também conhecida por Igreja de Nossa Senhora das Neves) encontra-se bem preservada e data originalmente do século XIV. Foi alvo de remodelações durante o século XVI e está localizada no Largo da Igreja, junto à Porta Nova. Junto à Igreja é ainda possível observar 2 sepulturas em pedra.

aldeia histórica de Sortelha

  • Casa da Câmara e Cadeia

Com origens no século XVI, este edifício de 2 pisos foi em tempos utilizado como Cadeia no piso inferior e Câmara no piso superior. Está localizada no Largo do Pelourinho e foi em tempos mais recentes usada como escola, tendo entretanto sido igualmente desativada.

aldeia histórica de Sortelha
Créditos da imagem: Aldeias Históricas de Portugal
  • Cabeça da Velha

Sortelha está rodeada de rochas e penedos de várias formas e feitios. Com um pouco de imaginação consegues ver as mais diversas figuras formadas pela disposição das pedras. Uma das mais conhecidas é a Cabeça da Velha. Quando lá fores, tenta encontrá-la!

aldeia histórica de Sortelha
Créditos da imagem: Aldeias Históricas de Portugal
  • Jardim do Anel

Diz-se que o nome Sortelha deriva da palavra castelhana “sortija” usada para designar um anel e que poderá estar relacionado com um jogo antigo em que os cavaleiros tinham de fazer com as setas passassem no centro de um anel. O próprio brasão de armas de Sortelha é composto por um castelo e um anel. O Jardim do anel é um pequeno espaço junto às muralhas onde podes avistar algumas esculturas em pedra onde se inclui, claro está, um anel.


Onde dormir em Sortelha:

  • Casas da Lagariça

As Casas da Lagariça são compostas por 2 casas independentes que estão localizadas a 2 minutos a pé do centro de Sortelha. As casas têm ainda uma churrasqueira, jardim, terraço e um parque infantil.

Link para reserva: Alojamento Casas da Lagariça

  • Hospedaria Robalo

A Hospedaria Robalo não está localizada em Sortelha mas sim no Sabugal, a cerca de 10km de distancia. Poderá ser uma boa alternativa para poderes conhecer também esta outra localidade. Tem 25 quartos disponíveis, wi-fi gratuito e restaurante.

Link para reserva: Alojamento Hospedaria Robalo


Onde comer em Sortelha:

  • Restaurante Dom Sancho

Localizado numa das típicas casas de Sortelha, este restaurante oferece alguns pratos típicos da região como Arroz de Lebre, Veado Guisado ou Perdiz Estufada.

Morada: Largo do Corro, Sortelha

  • Restaurante O Celta

Com uma carta composta também por pratos típicos da zona como os famosos Arroz de Lebre, Ensopado de Borrego ou Bife de Javali, é uma boa opção para quem procura provar as iguarias locais.

Morada: Rua Doutor Victor Pereira das Neves, Sortelha


Eventos e Festas especiais

  • Muralhas com História (Feira Medieval): Agosto
  • Festa de Santo António: 2º Domingo de Agosto
  • Festa de Santo Antão: 2ª feira de Páscoa

Aldeias Históricas mais próximas:


Agradecimentos:

LOGO_AHP_POS_ASSIN_PT


Nota: Este artigo inclui links de afiliado. Ao utilizares esses links ajudas-me a poder continuar a dedicar-me ao blog e a dar-te dicas úteis para as tuas próximas viagens. Obrigada! 🙂

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.