Hoje de manhã cheguei ao final desta viagem de 3 semanas pelo Sri Lanka. À 01h40 o avião da FlyDubai levantava voo no Aeroporto Internacional de Colombo rumo ao Dubai, onde ficarei ainda 4 dias antes do regresso a Lisboa.

O último dia no Sri Lanka foi passado a explorar a sua capital, Colombo. Não vou tentar dar uma imagem dourada desta cidade. Não fiquei a maior fã. Talvez pelo facto de ter passado as semanas anteriores num ambiente mais tranquilo e natural. Felizmente optámos por não iniciar esta viagem aqui e ainda bem. Passei 3 semanas com uma imagem calorosa, hospitaleira e natural deste país. Colombo é um pouco a antítese desta imagem. Como todas as grandes cidades asiáticas, é caótica e, à parte de alguns pontos interessantes, pareceu-me pouco dotada de grande interesse do ponto de vista turístico. É o coração da economia do Sri Lanka, mas definitivamente falta-lhe a alma do país. Aqui não há sorrisos espontâneos, não há a vontade de ajudar só porque sim, não há a tranquilidade, descontracção ou a proximidade que se sentem nas zonas mais rurais ou nas cidades mais pequenas. E o que não há também, sem dúvida, é tempo a perder.

Mas, felizmente, esta última experiência no Sri Lanka não estragou as recordações incríveis que levo comigo desta viagem. Em 3 semanas percorri e descobri um país dotado de uma beleza natural inacreditável e um povo que, apesar de tudo o que passou ao longo do tempo e da pobreza em que grande parte vive, mantém uma atitude aberta e hospitaleira em relação a quem o visita. Vi magníficas criaturas selvagens em liberdade, descobri uma das gastronomias mais saborosas desta zona do mundo e provei alguns dos melhores chás da minha vida. O Sri Lanka deu-me tudo o que eu estava à espera e um bocadinho mais ainda: desde praias dignas de postal a mantos verdes que se estendem por quilómetros, vestígios de uma rica história milenar e uma vontade de voltar para explorar tudo o que não coube nestas 3 semanas.

Algumas notas úteis sobre o destino para quem consegui eventualmente meter o bichinho deste destino na cabeça:

  1.   A comida é picante, ponto. Até podem implorar para que não venha picante para a mesa. Mas convençam-se que vão ter a boca a arder durante alguns minutos. Por isso comecem já a habituar o paladar antes de partirem. Conselho de amiga.
  2. Andar de autocarro público é a forma mais prática de se movimentarem dentro do país: é barato e pode-se mandar parar em qualquer sitio. Mas estejam preparados para verem a vossa vida a passar em flashback pelos vossos olhos algumas vezes. Os condutores dos autocarros são completamente insanos e acham que vivem numa pista de rally.
  3. Um bom sorriso leva-nos bem longe e o Sri Lanka é um belo exemplo disso. Aqui, os sorrisos são fáceis e genuínos. Mesmo que vejam alguém com a cara fechada, experimentem atirar-lhes com um sorriso assim do nada. Quase de imediato a expressão dessa pessoa transforma-se por completo.
  4. As Roti Shops são uma opção local, barata e deliciosa para as vossas refeições. Roti de galinha, de peixe, de vegetais, de queijo, simples, de chocolate, de banana… and so on, and so on. Há rotis para todos os gostos e feitios e são todos absolutamente deliciosos.
  5. Tratem de se encher de repelente de mosquitos para onde quer que vão. Os bichos do inferno aqui não perdoam nem um minuto.
  6. Apesar do conforto e lado prático que oferece uma viagem de carro privado pelo país, viajar de transportes públicos (comboio, autocarro, tuk-tuk…) oferece uma visão mais pura e real do país, para além de ser uma alternativa bastante mais económica.

Mas o melhor conselho que vos posso dar é este: vão. Peguem na mochila, na mala, no trolley ou na trouxa e partam, com a certeza de que vão encontrar um dos destinos mais interessantes e ricos do ponto de vista cultural e humano do mundo.

Eu sei que um dia volto. Até já Sri Lanka!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

5 Comments

  1. Ola Maria João! Eu e o meu marido procuramos um sitio com praia e safaris para fazer com o nosso filho de 4 anos. Pensamos no Sri Lanka agora nas férias da Páscoa. Recomendas a viagem (para andar de transportes públicos e tuk tuks) com crianças?
    Obrigada pela tua partilha. Tem dicas muito boas.

    • Olá Dora! Obrigada pela tua mensagem 🙂 O Sri Lanka é um país bastante tranquilo pelo que não vejo qualquer problema em levarem o vosso pequenito. Os autocarros públicos costumam estar a abarrotar mas quando se trata de crianças tenho ideia que cedem lugar. Não tenho experiência em viajar com crianças mas diria que não haveria problema de o levares. Ele vai adorar 🙂 boa viagem!

  2. Obrigada pela dica do sitio histórico. O Sri Lanka parece-me uma boa surpresa para quem queira aventurar-se na Ásia. E,claro, mais “slow” do que a intensa Índia. Obrigada pelo feedback. E Bom Regresso à “Tugalândia”!

  3. Joland,

    Sobre o legado português? Viste algumas ruinas ou locais que mereçam a pena visitar? Em vez de ir à India, a opção Sri Lanka é mais recomendável? As viagens e as pessoas pareceram-me, pela escrita de viagem e pelas fotos, super genuinos. Menos confusão.

    Abraço. E bom regresso a Portugal.

    • Olá Rafael!
      Confesso que não vi muitos edifícios com arquitectura portuguesa pelos sitios por onde andei. Creio que na costa este hajam mais vestígios da nossa presença e eu não cheguei a lá ir. A única excepção foi o forte de Galle, na costa Sul, construído por portugueses em 1588 e depois fortificado pelos holandeses. Essa é uma estrutura interessante. Aliás a cidade de Galle merece mesmo uma visita.
      Não fui à Índia ainda pelo que me é difícil fazer uma comparação, mas tenho a ideia que a India será bem bem mais intensa que o Sri Lanka.
      Obrigada! 🙂

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.