Camboja | Guia e Dicas de Viagem

camboja

Terra de templos milenares, vasta e rica cultura e praias paradisíacas, o Camboja, em tempos o lar do Império Khmer é, hoje em dia, um dos destinos mais procurados no Sudeste Asiático. Isto deve-se em grande parte ao Complexo de Templos de Angkor Wat, localizado na província de Siem Reap. É um destino que não pode faltar numa viagem por esta zona do Mundo.


Localização

Está localizado no Sudeste Asiático, e faz fronteira a Noroeste com a Tailândia, a Nordeste com o Laos e com o Vietname a Leste.

camboja


 Capital

A capital é  Phnom Penh, localizada no Sul do país.


 Visto

  • Isenção de Visto PT/BR:Não existe isenção de Visto quer para cidadãos portugueses, quer para cidadãos brasileiros.
  • Visto à chegada: Sim. É possível obter o Visto à chegada ao Camboja excepto nas travessias terrestres de Bavet e Ka-Om Samnor (Vietname), onde será necessária a apresentação do Visto previamente adquirido online (e-Visa) ou através de uma Embaixada ou Consulado do Camboja.
  • e-Visa: Sim. Existe possibilidade de obtenção de e-Visa através do website evisa.gov.kh. Nas travessias terrestres o e-Visa é aceite apenas nas passagens de Cham Yeam e Poi Pet (Tailândia) e Bavet (Vietname).
  • Validade: O Visto de turista para o Camboja é válido para estadias até 30 dias.
  • Taxas: USD30 + USD7 (taxa de processamento)
  • Extensão de Visto: É possível solicitar uma única extensão de Visto por mais 30 dias, junto dos departamentos de imigração e da Polícia Nacional.
  • Documentos necessários: Passaporte com validade superior a 6 meses + 2 fotos tipo passe.

Moeda

A moeda oficial é o Riel. No entanto o dólar americano é usado por todo o país.

Verifica aqui a Taxa de câmbio.


 Clima

A época das chuvas no Camboja decorre de Maio a Outubro, atingindo um pico no período de Julho a Setembro com chuvas praticamente diárias.

A época seca decorre de Outubro a Abril. De Novembro a Janeiro as temperaturas poderão estar mais baixas (à volta dos 20º), aumentando a partir de Fevereiro até Abril.


Top Locais a visitar

Angkor Wat

Este complexo de templos milenares, localizados a poucos kms de Siem Reap, são uma das (senão a mais) mais procuradas atracções no Camboja e até do Sudeste Asiático. Estas ruínas com origem no século XII, hoje consideradas Património da Humanidade pela UNESCO, são visitadas por milhares de turistas todos os anos. É, sem dúvida, um local impressionante a visitar pelo menos uma vez na vida. Os bilhetes são adquiridos à entrada do Complexo e têm um valor de: $20 (um dia); $40 (três dias); $60 (7 dias). Horário: das 05h às 18h.

Alojamento em Siem Reap Transportes para Siem Reap

Camboja

Templo Ta Prohm

Inserido no complexo de Angkor e tornado famoso pelo filme “Lara Croft: Tomb Raider” de 2001, este templo é um dos locais mais impressionantes do Camboja. Durante milhares de anos o templo foi sendo invadido pela selva e por raízes de árvores que hoje fazem parte integrante das suas paredes. A entrada está incluída no bilhete de Angkor Wat.

Camboja



Lago Tonle Sape

Localizado a cerca de 15 km de Siem Reap, é considerada a maior extensão de água doce do Sudeste Asiático. É também a origem de mais de metade do peixe consumido no Camboja. Nas suas águas é possível visitar mercados e aldeias flutuantes habitadas na sua maioria por pescadores de etnia vietnamita.

camboja

Chi Phat

Esta pequena aldeia localizada nas margens do rio Preak Piphot, no coração das Montanhas Cardamom, é perfeita para os amantes de trekking e exploradores natos. É um destino que se encontra fora dos habituais roteiros turísticos do Camboja e permite uma interacção mais próxima com a cultura e natureza locais. O projecto de exploração turistica de Chi Phat foi desenvolvido em 2008 por uma NGO decidida a contrariar o rumo de destruição da floresta causado pela caça e abate de árvores de forma ilegal. Mais informações aqui: Chi Phat.

Alojamento em Chi Phat

chi-phat-camboja-2

Parque Nacional Ream

Está localizado a cerca de 15 km de Sihanoukville. Passeios de barco, trekking entre paisagens naturais de uma beleza incrível e momentos de descontracção em praias virgens fazem parte de algumas das actividades do Parque Nacional Ream.

Alojamento em Sihanoukville Transportes para Sihanoukville

Camboja

The Killing Fields (Phnom Penh)

Localizado a 15 km da capital Phnom Penh, este local é um símbolo de um dos períodos mais negros do Camboja durante o qual milhões de cidadãos foram vitimas de genocídio. É, sem dúvida, um local com um ambiente muito pesado, mas tal como os campos de concentração na Europa, faz parte da cultura e História do país.

Alojamento em Phnom Penh Transportes para Phnom Penh

killing-fields-camboja-2

Koh Rong

Se o que procuras são praias de areia branca e águas cristalinas, dignas de um dos melhores “screen-savers” no teu computador, então Koh Rong é o teu destino. Com 43 km de praia, este arquipélago é acessível de fast boat a partir de Sihanoukville, sendo perfeito para mergulho e snorkelling. É um dos melhores locais para terminar uma viagem pelo Camboja antes de regressar a casa.

Alojamento em Koh Rong

Camboja


Como ir

Verifica através do website da Rumbo os preços de voos para o Camboja.

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

17 Comments

  1. Ah que delícia de post!! Estamos indo pro Cambodja mês que vem e encontrei aqui tudo que precisava de informações!!
    Obrigada por compartilhar!

  2. Laura Alves Reply

    Boa noite, M.ª João!
    Tenho adorado as dicas do blog. Partiremos no próximo dia 3 de Lisboa para Hanói, com regresso a 23 de Siem Reap. Pretendíamos visitar nestes 20 dias Vietname, Laos e Cambodja, gastando os últimos 3 dias em Koh Rong, mas isso obrigar-nos-ía a fazer: Vietname/Laos/Vietname/Cambodja e receamos não ter tempo para tudo. Outra coisa que me está a confundir são os vistos. Sei que teremos de tratar do visto on-line para o Vietname, mas depois para transitar entre países, também teremos que tratar dos mesmos?
    Que podes dizer-nos sobre esta aventura, sabendo desde já que queremos viajar por todo o Vietname, entrando no Laos para visitar Vienciana e Luang Prabang, voltar a entrar no Vietname e por último, Cambodja.
    Com os melhores agradecimentos,

  3. Olá! Gostava de saber qual é a tua opinião sobre visitar um dos países numa semana?? Achas que dá tempo. Se sim, qual é o que escolherias? Bj

    • Olá Sara! Numa semana não consegues conhecer o país devidamente mas consegues visitar alguma coisa sim. Talvez escolhesse o Vietname por ter um maior número de destinos interessantes relativamente perto uns dos outros. O Norte do Vietname. Boas viagens!

  4. Boas! depois das optimas dicas do Vietnam que usei na viagem do ano passado, voltei para ler sobre o Cambodja visto que daqui a um mês irei para lá!
    Uma duvida…vou viajar de BUS de Bangkok para Siem Riep sendo que passo a fronteira terrestre, é possivel tirar o visto online para “poupar” a chatice de ficar nas filas , ou tem que ser mesmo só lá na fronteira.

    Continuação do optimo trabalho

  5. Olá Jo
    Estou actualmente no Camboja na minha viagem a solo pelo Sudeste Asiatico.
    Adoro o teu blog. Venho ver as tuas dicas quase diariamente.
    Em Laos o visto aumentou 5$. Agora custa 35$.
    No Camboja os bilhetes para entrar no Angkor Wat subiram quase 100%.
    Desejo-te muito sucesso. Bjs

    • Olá Joana! 🙂 oh que bom saber que o blog te é útil! Muito obrigada pelas dicas, vou atualizar a info! Um beijinho e continuação de uma excelente viagem 🙂

  6. Olá 🙂
    Quero dar os parabéns pelo excelente trabalho e dedicação que tem feito, de forma a nos ajudar a todos a explorar este planeta que está cheio de cantinhos especiais.
    Preciso da sua ajuda 🙂
    Eu vou de Lua de Mel em Junho de 2018, e o nosso sonho é fazer a parte Asiática.
    Temos 15 dias para aproveitar, e adorávamos conhecer Vietname, Camboja e Indonésia.
    Mas as ler os seus artigos, vejo que 15 dias para isto tudo é pouco…
    Mesmo visitando os 3 sítios, quais os locais me poderia aconselhar a ficarmos a passar noites?
    A nossa ideia seria conhecer estes países, e se calhar só gozar a Praia em Koh Rong e depois nas ilhas Gili.
    Obrigado e continue este trabalho fantástico

    • Olá Tiago! Muito obrigada pelas simpáticas palavras 🙂 Bem, 15 dias para 3 países é de facto muito muito pouco… Sinceramente, poderiam aproveitar muito mais e fazer da vossa lua de mel uma viagem bem mais inesquecivel se optassem por 1 país só, ou no máximo 2. Quanto a recomendações de sitios onde ficar, isso depende muito do tipo de viagem que querem fazer. Há muito para ver dentro de cada país. Dá uma vista de olhos aos Guias que escrevi sobre esses 3 destinos no blog para escolheres os locais com que mais se identifiquem! Boa viagem e felicidades! 🙂

  7. Antonio De Sousa Da Silva Reply

    Olá
    Estou a pensar ir de 20 a 30 de Agosto.
    Que achas?
    São só 10 dias.
    Dá para fazer um bom roteiro?
    Como se processam as deslocações?
    Somos 4 adultos.
    Muito obrigado pelas dicas.
    Antonio José de Sousa
    [email protected]

  8. Margarida China Reply

    Olá Jo!

    Desculpa estar a chatear-te.
    Gostei imenso de ler esta página do teu blog, a mais interessante até agora, e já li bastantes!
    Gostei dos pontos turísticos que apresentaste, sobretudo pelo facto de mencionares o Parque Nacional Ream e a aldeia Chi Phat, que sendo menos dois programas menos turísticos, devem valer muito a pena..

    Eu vou estar no Camboja 10 dias, sendo que 2 dias estou em Phnom Pehn e outros 3 queria dedicar a Siem Reap (entre os templos e a cidade flutuante).

    Achas que os restantes 5 dias daria para ir ao Parque Nacional Ream, à aldeia Chi Phat e à ilha Koh Rong?

    É muito pouco tempo? O que valeria mais a pena entre esses 3?
    Outra questão é também o transporte, como te deslocaste entre os diferentes sítios sendo que a aldeia Chi Phat fica mais isolada?

    Gostava de ir a todos os estes sítios se possível mas não tenho ideia das distâncias ou de como funcionam os transportes, daí querer uma orientação tua se possível!

    Muito obrigada pelo teu tempo.
    Ficarei a aguardar! 🙂

  9. Miguel Pereira Reply

    Olá Maria João,
    Vou estar no inicio do próximo mes cerca de 6 dias pelo Cambodja e tenho algumas duvidas. Achas que é fácil sair de Sihanoukville e entrar no Vietnam em direção a Saigão de bus e qual a fronteira que recomendas.
    Já agora e fazer a viagem de barco entre Luang Prabang e Huay Xai em direção a Chiang Rai? Pelo que li parece bastante interessante…

    • Jo Reply

      Olá Miguel! Nunca fiz o percurso de Sihanoukville para Ho Chi Minh mas pelo que consegui perceber existem vários autocarros diários de turismo que fazem essa rota, com uma duração de 4 horas de viagem e um preço entre os 13.000 e os 17.000 Riel. Não me parece que seja algo complicado.
      Quanto à viagem de barco no Laos não a cheguei a fazer, mas também me parece bastante interessante. Se voltar lá com mais tempo também a vou querer fazer! Boa viagem 🙂

  10. Olá!
    Ando na ideia deste ano fazer um estágio de voluntariado com a duração de 6 semanas através da AIESEC e estava a pensar em ir para o Camboja. Tenho 22 anos, apenas visitei 4 países e quero ir sozinha ( a AIESEC acompanha-me durante o processo e o mais provável é estarem lá mais portugueses) Que conselhos/dicas me darias?

    • Jo Reply

      Olá Filipa! Presumo que procures dicas sobre o Camboja em si 🙂 As melhores dicas que te posso dar quanto a sítios para visitar estão no artigo que acabaste de ler. De resto, e tendo em conta que terás os fins de semana livres aconselho-te a aproveitá-los para conheceres o resto do país. Quanto a dicas sobre como viajar sozinha tens alguns artigos sobre o assunto na secção “Artigos” aqui no site que te poderão ser muito úteis. Se tiveres alguma dúvida específica envia-me um e-mail para [email protected] para eu te poder ajudar. 🙂 Se não falarmos entretanto, desejo-te uma boa viagem e uma fantástica experiência. Parabéns pela coragem e iniciativa!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.