Como e onde reservar alojamento

Antes de partirmos de viagem, e ainda durante o planeamento, surge a dúvida sobre como e onde reservar alojamento. Não temos a certeza se devemos marcar com antecedência ou se o melhor será encontrar sitio para ficar quando chegarmos ao destino. Bem, na realidade, tudo depende de uma série de factores como o tempo de viagem, o tipo de viajante que somos ou o tipo de viagem que pretendemos fazer.

Quando o meu tempo de viagem é reduzido, por exemplo 2 ou 3 semanas, e tenho a rota já toda traçada, prefiro reservar alojamento com antecedência para não perder tempo durante a viagem. Sei que não vou ter tempo para andar a procurar alojamento nas várias cidades por onde passo, por isso prefiro ter tudo planeado com antecedência. Quando pelo contrário o tempo de viagem é prolongado (como por exemplo, a minha viagem de 3 meses pelo Sudeste Asiático) e o itinerário não está completamente definido, prefiro marcar pelo menos a primeira noite em cada destino. Depois logo decido se fico nesse hotel/hostel/guesthouse (seja o que for) ou se mudo para outro que entretanto tenha encontrado.


Como escolher a zona/área para alojamento?

Escolhidos os vários destinos da viagem (ou destino, pode ser apenas um), é necessário teres uma ideia das zonas mais adequadas para a reserva de alojamento. Se tens pouco tempo para visitar as principais atracções da zona, convém que fiques alojada numa zona mais central perto dessas mesmas atracções, ou que te permita um acesso mais rápido a vários tipos de transporte. Para isso acede ao mapa do destino e vê onde estão localizadas as tais atracções para que saibas exactamente qual a zona onde procurar alojamento. Se ainda tiveres dúvidas sobre a zona, podes sempre recorrer a um dos muitos grupos de viajantes no Facebook como por exemplo o Grupo Viajantes Independentes, onde poderás colocar essa questão aos restantes membros.

reservar alojamento


Que tipo de alojamento escolher?

Se o teu orçamento é apertado, provavelmente a tua melhor opção de alojamento passará por um Hostel. Para além dos preços reduzidos (no Sudeste Asiático consegues encontrar camas a €5 por noite ou até menos), é um bom local para socializares e encontrares possível companheiros de viagem (para o caso de estares a viajar sozinha) ou apenas para conheceres novas pessoas. No entanto é importante teres a noção que a tua privacidade será obrigatoriamente posta em causa tendo em conta que vais dormir num quarto com mais 3 a 8 pessoas que não conheces de lado nenhum. Muitos Hostels oferecem a possibilidade de escolheres entre dormitórios mistos ou dormitórios femininos. Estes últimos para o caso de te sentires mais segura ou confortável em partilhar quarto apenas com outras mulheres.

Se tiveres um orçamento mais confortável e se a privacidade for de facto um factor bastante importante para ti, então o teu leque de escolha será bastante maior. Poderá optar por Guesthouses, Hotéis, B&B, ApartamentosResorts… Enfim, tudo dependerá de quanto estiveres disposta a pagar.

Outra opção interessante poderá passar pela escolha de uma Homestay. Uma Homestay oferece-te, como o nome indica, alojamento na casa de uma família local. Os preços de alojamento costumam ser bastante acessíveis e tens a possibilidade de passar algum tempo a absorver a cultura local e a travar conhecimento com pessoas que te poderão ensinar muito a todos os níveis. Eu já o fiz em Hanói, no Vietname, onde fiquei na Hanoi Family Homestay e adorei a experiência. Recomendo!

reservar alojamento


Onde reservar alojamento?

O que não falta por aí são websites onde podes reservar alojamento com antecedência. Websites como o Booking.com ou o Agoda são alguns dos que eu uso para as minhas próprias reservas. Uso mais frequentemente o Agoda no Sudeste Asiático porque em determinados destinos como Myanmar, por exemplo, disponibiliza uma oferta mais alargada de alojamentos. Estes websites permitem-te fazer uma selecção criteriosa dos vários tipos de alojamento disponíveis. Podes seleccionar o tipo de quarto pretendido, o intervalo de preços, a pontuação dos comentários, a categoria, as comodidades, entre outros. É importante também teres em mente que muitos alojamentos exigem a introdução do numero de cartão de crédito, mesmo que o pagamento seja feito apenas posteriormente. Esta é apenas uma medida de segurança em caso de cancelamento indevido ou caso algo seja danificado pelos hóspedes durante a estadia.

Outro website que poderá ser muito útil caso pretendas reservar uma casa ou apartamento particular é o AirBnb. Aqui podes procurar quartos ou casas inteiras nos destinos pretendidos. Permite-te ter uma experiência um pouco mais autêntica já que por alguns dias vives como e onde um local viveria. Eu sou membro do AirBnb e como tal, tenho a possibilidade de te oferecer créditos de viagem (€25) para a tua primeira reserva, caso te inscrevas através deste link que aqui tens: AirBnb (a tal Mary que lá aparece sou eu, não te preocupes. 🙂 ).

Lembra-te de teres em atenção os seguintes factores ao escolher o alojamento:
  • Verifica bem a localização do alojamento: certifica-te de que está na zona ideal.
  • Presta atenção aos comentários dos outros utilizadores antes de reservares.
  • Tem em atenção a pontuação atribuída aos alojamentos. Eu normalmente tendo escolher apenas os que têm pontuação a partir de 7 (no caso do Booking.com).
  • As fotografias disponíveis por vezes induzem em erro. Se tiveres alguma dúvida contacta o alojamento antes de efectuares a reserva.
  • Verifica as condições de cancelamento. Alguns alojamentos são mais flexíveis que outros a esse nível. Depende sempre do proprietário do alojamento, não do website.

Existe também ainda outro tipo de websites, como por exemplo o Hotels Combined, que te oferecem uma comparação de preços disponíveis em vários websites diferentes para um mesmo alojamento. Não podes reservar alojamento através deste website mas ele encaminha-te para o website onde o poderás fazer.


Vê também os artigos abaixo indicados que te poderão ajudar a planeares a tua viagem!

Dicas úteis para comprar voos baratos

Seguro de viagem | Vantagens, Coberturas e Simulação

Como planear uma viagem

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!