Chiang Mai é um dos destinos que normalmente sucede a Bangkok em qualquer roteiro de viagem pela Tailândia, estando localizada a cerca de 800 km a Norte da capital. Para chegar a Chiang Mai a partir de Bangkok é possível recorrer ao comboio, autocarro ou avião. Tanto a viagem de comboio como a viagem de autocarro poderão ser feitas durante a noite, sendo estas as melhores opções de viagem de forma a se poder poupar uma noite de alojamento num hotel, aproveitando assim também o dia apenas para visitar os locais não o desperdiçando em viagens.

Abaixo seguem mais informações e dicas úteis sobre cada uma das formas de chegar a Chiang Mai a partir de Bangkok.

comboio


Avião

Se te falta o tempo ou não tens espírito para viagens um bocadinho mais aventureiras, então o avião é sem dúvida a melhor opção para ti. Existem cerca de 51 voos por dia de Bangkok para Chiang Mai e variadas companhias aéreas a fazerem esta rota como a Bangkok Airways, Thai Airways, Thai Smile, a Air Asia, entre outras. O aeroporto de Chiang Mai fica apenas a 10 minutos de carro do centro da cidade.

Duração da viagem: O voo tem a duração de 1h10.

Como comprar o bilhete: Faz uma pesquisa de voos através do website da Rumbo para veres as várias opções disponíveis.

Como chegar a Chiang Mai


Comboio

Uma viagem de comboio, especialmente em comboio nocturno, é uma das experiências mais interessantes que podes ter em viagem pela Tailândia e uma das melhores formas de chegar a Chiang Mai a partir de Bangkok. Os comboios que fazem a ligação nocturna a Chiang Mai (e vice-versa) transformam-se em autênticos hotéis móveis num piscar de olhos. Dois assentos normais passam, numa questão de minutos, a um beliche com direito a uma almofada, lençóis e uma manta. As 12 horas de viagem passam a correr já que passas a maior parte do tempo a dormir. Quando acordares tens direito a uma vista fantástica sobre as paisagens rurais tailandesas. Podes ainda encomendar jantar ou pequeno-almoço junto do staff que vai passando pelas carruagens ou em alternativa podes sempre ir ao bar do comboio, que é uma experiência em si!

Duração da viagem: 12 horas

Como comprar o bilhete:  O bilhete pode ser comprado na própria estação de comboios de Hualamphong, em Bangkok, mas deverá ser feito com bastante antecedência já que os bilhetes esgotam com bastante rapidez. Em alternativa podes recorrer aos serviços online do website 12go.asia, uma agência de compra de bilhetes para os mais variados transportes na Ásia. Eu já recorri aos serviços deles para este mesmo trajecto e correu tudo muito bem. Pagas uma pequena taxa adicional (pouco significativa tendo em conta a conveniência do serviço) e poderás levantar os bilhetes nos seus escritórios, mesmo em frente à estação Hualamphong, até às 20h do próprio dia da viagem. Muito simples e eficiente.

Valores: Um lugar em lower berth fica à volta de 821 Bahts, enquanto que um lugar em upper berth fica em 751 Bahts. (não te esqueças de contar com uma comissão online de 100 a 200 bahts por bilhete, caso adquiras o bilhete através do 12go.asia.

Notas adicionais: Dá sempre preferência às “lower berths” (camas de baixo). São mais confortáveis, com mais espaço e mais resguardadas do frio do ar condicionado e da luz.

comboio noturno


Autocarro

Em alternativa ao comboio, uma das opções para chegar a Chiang Mai passa pelo autocarro numa viagem com uma duração aproximada de 11 horas. Em Bangkok os autocarros saem da estação de autocarros de Mo Chit das 6h às 22h. Mais uma vez, recomendo que faças a viagem durante a noite para aproveitares melhor o tempo. A maior parte dos autocarros que fazem este trajecto exibem filmes durante a viagem (apesar de estes estarem em tailandês, mas vá, sempre podes distrair-te com as imagens) e oferecem snacks e água.

Duração da viagem: 11 horas

Como comprar o bilhete: O bilhete pode ser adquirido directamente na estação de Mo Chit em Bangkok ou online através do website 12go.asia.

Valores: Os preços dos bilhetes variam entre os 558 e os 866 Bahts.

Como chegar a Chiang Mai

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

2 Comments

  1. Olá. Os valores dos tickets de comboio e bus são ida-volta? Ou apenas uma direção? Obrigada

  2. Acho que iria escolher o comboio. Parece-me mesmo a melhor opção, e concordo que é óptimo para dormir e percorrer quilómetros ao mesmo tempo.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.