A aldeia histórica de Belmonte, local de nascimento de Pedro Álvares Cabral (responsável pela descoberta, ou “achamento” do Brasil) não era um destino novo para mim, já tinha tido o privilégio de visitá-la há alguns anos atrás. Mas como a memória já me falhava, especialmente a nível de pormenores, estava na hora de regressar. Lembrava-me da forte relação que Belmonte tinha com a comunidade judaica, lembrava-me do seu grande castelo no topo da colina, mas faltavam-me as memórias das suas ruas, das suas gentes. Assim, depois das minhas passagens por Monsanto, Piódão, Sortelha e Castelo Novo, chegou a vez desta fascinante aldeia histórica.

Abaixo encontras um Guia de Viagem com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para aproveitares ao máximo a tua visita!


Como chegar:

Se vieres de Lisboa ou do Porto deves apanhar a A1 e sair para na saída para a A23 em direcção a Abrantes/Torres Novas/Castelo Branco. Já na A23, basta seguir as indicações para Belmonte.

Coordenadas GPS: 40.3349425, -7.3804179


O que fazer e visitar em Belmonte:

  • Castelo

Declarado Monumento Nacional em 1927, o Castelo de Belmonte está localizado no topo da colina e data do século XIII. Foi residência da família Cabral (à qual pertencia Pedro Álvares Cabral), tendo sido abandonado nos finais do século XVII devido a um incêndio no seu interior. Em 1992 foi construído um anfiteatro que tem vindo a receber espectáculos variados ao longo dos anos. Na antiga Torre de Menagem encontra-se uma exposição permanente de diversos itens encontrados em escavações ao longo do ano.

Até 26 de Outubro de 2016 é também possível ver de perto a carta original enviada por Pêro Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel onde se comunicava a descoberta (ou “achamento”) do Brasil em 1500. Esta carta foi cedida provisoriamente pela Torre do Tombo, sendo apenas a 2ª vez que de lá é retirada. Esta é uma oportunidade única de ver este documento histórico de perto. A exposição é ainda acompanhada por uma gravação áudio onde professores e alunos da Escola de Música local leem partes da Carta e complementada com fantásticas peças de arte da mesma época. 

  • Sinagoga Bet Eliahu

A comunidade judaica de Belmonte conseguiu, apesar da pressão e perseguição exercida durante a época da Inquisição, preservar as suas tradições e rituais ao longo do tempo em segredo. A Sinagoga Bet Elihu foi inaugurada em 1996 na altura em que se assinalavam os 500 anos do Édito de D. Manuel que ordenava a expulsão de judeus e muçulmanos do território português. Podes visitar a Sinagoga de Domingo a 2ª feira, mediante marcação prévia junto da Empresa Municipal de Belmonte.

Morada: Rua Fonte Rosa, Belmonte

  • Museu Judaico

O Museu Judaico faz uma homenagem a todos os Judeus que durante séculos resistiram à perseguição de que foram alvo e à sua importância na própria história de Belmonte. Está recheado de peças históricas e objectos utilizados ao longo dos anos em segredo pela comunidade judaica local. É um local muito interessante que, pelo menos a mim, me abriu os olhos para uma história que eu desconhecia.

Morada: R. da Portela 4

  • Museu dos Descobrimentos

O Museu dos Descobrimentos está localizado no logradouro do Solar dos Cabrais, a antiga residência da familia Cabral. Leva-nos numa viagem interactiva pelos 500 anos da descoberta do Brasil por 16 salas diferentes. Ao longo da exposição, vários ecrãs interactivos dão pormenores interessantíssimos sobre objectos e episódios históricos. Pelo caminho passamos por uma sala preenchida por ecrãs do chão ao tecto. Senta-te nas almofadas no meio da sala ou nas cadeiras que lá se encontram para sentires o que seria estar a bordo de uma das naus que navegavam rumo ao Brasil. Ao avançar pela exposição temos contacto com vários pormenores da cultura brasileira como a música, a literatura da vaga de imigração de portugueses para o Brasil… É um local fascinante tanto para adultos como para crianças, a não perder numa visita a Belmonte. Pode ser adquirido um bilhete único ou um bilhete combinado que por €7,50 dá acesso a vários museus e locais de interesse histórico.

Morada: R. Pedro Álvares Cabral 68, Belmonte

  • Antigo Paço do Concelho e Pelourinho

O antigo Paço do Concelho está localizado no Largo do Pelourinho, na zona histórica. Diz-se que as suas pedras de armas foram picadas durante as Invasões Francesas por Belmonte não se ter rendido.

Aldeia Histórica de Belmonte

  • Centum Cellas

Localizado em Colmeal da Torre, a cerca de 5 kms do centro de Belmonte, diz-se que Centum Cellas foi em tempos uma vila Romana do século I d.C. No entanto a sua funcionalidade ainda se mantém um mistério. Há quem diga que possa ter sido um templo, uma prisão ou uma albergaria para viajantes.

Aldeia Histórica de Belmonte
Foto de Aldeias Históricas de Portugal
  • Estátua de Pedro Álvares Cabral

Na terra natal de Pedro Álvares Cabral, o homem responsável pela descoberta/achamento do Brasil em 1500, não poderia faltar uma estátua em sua honra. Foi inaugurada em 1961 pelo então Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Morada:  Largo António José de Almeida, Belmonte

Aldeia histórica de Belmonte

  • Solar dos Cabrais (actual Biblioteca / Arquivo Municipal)

O Solar dos Cabrais é o nome por que é conhecida a antiga residência da família de Pedro Álvares Cabral. Este imponente edifício alberga actualmente a Biblioteca e o Arquivo Municipal de Belmonte. No seu logradouro encontra-se o Museu dos Descobrimentos já referido acima.

Morada: Rua Pedro Álvares Cabral, 68, Belmonte

Aldeia histórica de Belmonte

  • Ecomuseu do Zêzere

O Ecomuseu do Zêzere ocupa outro edifício histórico de Belmonte, a antiga Tulha (Celeiro) dos Cabrais. Com uma função pedagogica, é aqui possível acompanhar todo o percurso do Rio Zêzere desde a nascente até à foz com pormenores sobre a sua flora e fauna.

Morada: Rua Pedro Álvares Cabral, Belmonte

Aldeia Histórica de Belmonte

  • Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

Considerada Monumento Nacional, a Igreja de Santiago data de 1240. Está localizada num dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela e era um dos locais a que os peregrinos recorriam no decorrer do seu percurso. No interior da igreja podes ainda ver vestígios de frescos no seu tecto e paredes e uma Pietá (escultura de Nossa Senhora da Piedade) de cerca de 1,5m de altura, datada do século XIV. Junto à Igreja encontra-se ainda o Panteão dos Cabrais onde estão guardadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral e outros membros da familia.

Aldeia Histórica de Belmonte


Onde dormir em Belmonte:

  • Casa Abrão

A Casa Abrão está localizada numa das zonas mais pitorescas de Belmonte: o antigo bairro Judeu, a apenas 100m do Castelo. Tens aqui a oportunidade de passares uns dias no centro histórico de Belmonte, numa casa típica privativa com cozinha totalmente equipada.

Link para reserva: Alojamento Casa Abrão

  • Pousada de Belmonte

Localizada no Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança, a Pousada de Belmonte é um local de charme, perfeito para uns dias no meio da Serra, a apenas 1 km de Belmonte. Com vistas privilegiadas para a Serra da Estrela de todos os quartos, piscina, restaurante e lounge-bar, é uma óptima opção para uns dias bem passados nesta região.

Link para reserva: Alojamento Pousada de Belmonte

  • Casa Miriam

A Casa Miriam, uma casa de estilo rústico, está localizada perto da Igreja Matriz, no centro histórico e tem capacidade para 3 pessoas. Com cozinha totalmente equipada e um ambiente acolhedor, é uma boa opção para passares alguns dias no centro desta aldeia histórica.

Link para reserva: Alojamento Casa Miriam

  • Altitude House

Localizada no centro de Belmonte, a apenas 300mt do Museu dos Descobrimentos e do Ecomuseu do Zêzere, a Altitude House é uma Pousada recente com 9 quartos. Oferece vistas fantásticas sobre a vila especialmente do terraço onde poderás desfrutar de uma bebida enquanto vês as estrelas à noite!

Link para reserva: Alojamento Altitude House


Onde comer em Belmonte:

  • Restaurante Casa do Castelo

Com um ambiente acolhedor, pitoresco e tranquilo, o Restaurante Casa do Castelo tem disponível um menu composto por baratos típicos da zona. Está localizado perto do Castelo.

Morada:  Largo de Santiago, Belmonte | Contacto: +351 275 181 675

  • Restaurante da Pousada Convento de Belmonte

Inserido na Pousada Convento de Belmonte, a 1km de Belmonte, este restaurante oferece vistas fantásticas sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela. O menu é composto por pratos típicos da região com um toque sofisticado.

Morada: Serra da Esperança, Belmonte | Contacto: +351 275 910 300


Festas e Eventos Especiais em Belmonte:

Feira Medieval de Belmonte: Meados de Setembro

Mercado Kosher de Belmonte: Setembro 

Procissão em Honra a Nossa Senhora da Esperança: 25 e 26 de Abril


Aldeias Históricas mais próximas:

Sortelha – 19 kms

Castelo Novo – 47 kms


Agradecimentos:

LOGO_AHP_POS_ASSIN_PT

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.