20 Dicas Úteis para viajar no Sudeste Asiático

Quem me segue habitualmente aqui pelo blog ou pelas outras redes sociais, como o Facebook ou Instagram, sabe que me tenho dedicado nos últimos anos a viajar no Sudeste Asiático. Países como a Tailândia, Vietname, Laos, Camboja, Indonésia, Myanmar e Filipinas já fazem parte dos meus álbuns de viagens, alguns até já foram repetidos.

Tenho um fascínio especial por aquela zona do mundo, pela simplicidade e autenticidade das suas pessoas, pela beleza das suas paisagens e pela sua comida deliciosa. O facto de ainda por cima ser um destino que me permite viajar com um orçamento mais reduzido é a cereja no topo do bolo. Resolvi aproveitar as minhas experiências de viagem por lá e escrever um artigo com 20 dicas úteis para viajar no Sudeste Asiático. Espero que vos venham a ser úteis!

viajar pelo sudeste asiático


1. Planeia a viagem de acordo com o clima

É bastante habitual saltar-se de país em país quando planeamos viajar no Sudeste Asiático. É raro ficarmos-nos apenas por 1 país. No entanto, é preciso ter em atenção que aquela zona do mundo tem um clima bastante variado e intenso. A época das monções num país não é igual em todos os países, por isso é importante que estudes bem o clima dos países que pretendes visitar, no início do teu planeamento.


Lê também o artigo Sudeste Asiático | Melhor altura para visitar (clima por país)


2. Aventura-te com a comida local

A comida do Sudeste Asiático é absolutamente deliciosa. Quando lá estiveres aproveita e prova o maior número de pratos possível. A comida é barata (consegues comer um prato por €1 ou €2 em determinados locais) e tem um sabor que dificilmente encontras noutras partes do mundo. E esquece os restaurantes. A melhor comida é mesmo encontrada nas barraquinhas de rua espalhadas por todo o lado. Senta-te numa cadeirinha de plástico e delicia-te com uma das melhores comidas da tua vida, enquanto assistes ao vai-vem de locais e turistas.


Lê também os artigos Top 10 – Pratos Típicos do Vietname e Top 10 – Pratos Típicos da Tailândia


3. Viaja de noite

Uma boa forma de se poupar dinheiro e tempo ao viajar pelo Sudeste Asiático é fazê-lo de noite. Poupas dinheiro ao não teres de pagar mais uma noite num hotel, e tempo ao usares o momento em que normalmente estarias a dormir para te deslocares para outro destino. Na maior parte dos países existem sleeper buses e carruagens de comboio cujos assentos rebatem ao ponto de se parecerem com camas (ou transformam-se efectivamente em camas) proporcionando viagens suficientemente confortáveis. Podes reservar grande parte das tuas viagens através do site 12go.asia.

4. Wcs com buracos no chão

Bem, é claro que existem wcs com as sanitas a que nós, ocidentais, estamos habituados. Mas é bom que tenhas em mente que é possível que venhas a encontrar alguns wcs onde a sanita é um simples buraco no chão. Ligado a canalização, claro, mas não deixa de ser um buraco no chão. Há ali um choque inicial, mas depois habituas-te, não te preocupes. E na realidade, se pensarmos bem, até é a forma mais natural de usar uma sanita!

5. Interage com a população local

Um dos grandes atractivos destes países é a própria população local. São pessoas humildes, genuínas e hospitaleiras. Fazem-te sentir em casa, apesar de estares num país com tradições e costumes tão diferentes dos teus. Por isso, quando lá estiveres, interage ao máximo com os locais. Faz perguntas, mete conversa e vais ver que voltas para casa uma pessoa muito mais rica do que quando saíste.

viajar pelo sudeste asiático

6. Aceita os preços para estrangeiros

No Sudeste Asiático é normal veres uma tabela de preços nas entradas para várias atracções turísticas, com valores diferentes para a população local e para estrangeiros. Os preços para estrangeiros ultrapassam por vezes o dobro dos valores aplicados aos locais. Se é justo? Não sei. Mas é uma realidade e há que aceitá-la.

7. Diz “não” a espectáculos e atracções com animais

Uma das grandes atracções de destinos como por exemplo a Tailândia, são os famosos parques de elefantes ou templos de tigres. Apesar de este facto passar ao lado da maior parte dos visitantes, os animais que habitam estes espaços são maltratados, drogados e treinados de forma agressiva, apenas para que os turistas possam tirar umas fotos para mostrar em casa ou nas redes sociais. Por favor, diz “não” a este tipo de atracções. Recusa-te a seres cúmplice deste tipo de abuso animal. Os animais selvagens pertencem à selva, à floresta, aos oceanos, ao seu habitat natural. E é aí que os deves ver. Não em parques temáticos ou jardins zoológicos.

8. Prepara-te para negociar!

Negociar faz parte da cultura asiática. É algo que é esperado de ti na maior parte dos estabelecimentos comerciais do Sudeste Asiático. Os preços normais são muitas vezes duplicados ou triplicados quando os clientes são turistas. Por isso, põe um sorriso na cara, sê sempre simpática e tenta reduzir pelo menos um pouco o valor que te dão à primeira tentativa de compra. Mas tem em atenção alguns limites, não sejas gananciosa. É fácil perdermos-nos no meio de uma negociação feroz e quando damos conta estamos a negociar cêntimos.

9. Cuidado com a água

A água canalizada nestes países não é considerada de segurança, especialmente para estômagos e intestinos sensíveis como os dos visitantes ocidentais. Ao viajar no Sudeste Asiático, opta por beberes sempre água engarrafada e evita o gelo quando não souberes de onde veio. Se não o fizeres, o mais provável é passares alguns dias a conhecer melhor o wc do teu quarto de hotel.

10. Apanha os transportes locais

O que não falta no Sudeste Asiático são opções de transporte para te levar a qualquer destino dentro e fora de cada país. Muitos turistas optam por viajar em carruagens para turistas, carros privados ou mini-vans de luxo. Sim, claro que a viagem é mais confortável, mas também é mais cara e perdes oportunidades de conviver com a população local. Por isso, quando lá estiveres, opta sempre que possível pelos transportes locais. Vais conseguir manter o teu orçamento controlado e ainda sais com umas histórias bem giras para contar.

Transportes em Chiang Mai | viajar pelo sudeste asiático

11. Vai à consulta do viajante antes de partires

Para viajar no Sudeste Asiático não são obrigatórias quaisquer vacinas. No entanto, existem algumas que são recomendadas. E se são recomendadas, por alguma razão é. Na consulta do viajante, para além de te serem prescritas as vacinas e medicamentos adequados aos países que planeias visitar, são-te também dadas informações essenciais sobre outros cuidados de saúde e de higiene a ter lá.  Tem em atenção que se tratam de países em desenvolvimento, onde as fracas condições de higiene aumentam as probabilidades de riscos de saúde.


Lê também o artigo Consulta do Viajante e Cuidados de Saúde em Viagem


12. Respeita a cultura local

Vais encontrar uma cultura e costumes bastante diferentes daqueles a que estás habituada em casa ao viajar no Sudeste Asiático. A religião é uma parte extremamente importante do dia-a-dia da população local. És bem-vinda dentro de qualquer local de culto, mas é-te exigido que te vistas de forma mais conservadora, independentemente do calor que se possa sentir lá fora. E mesmo que não se trate de locais de culto: tem em atenção que quando te vestes com roupa demasiado decotada em locais públicos, que revele uma grande parte do corpo, estás de certa forma a desrespeitar os costumes locais. Não te queiras comportar lá como te comportas em casa, onde esses comportamentos são normais e aceitáveis. És um convidado naquele país e deverás comportar-te como tal.

13. Aproveita os voos low cost

Quando não tens muito tempo de viagem, o avião é a melhor escolha para te deslocares dentro ou entre os vários países do Sudeste Asiático. O que não faltam são companhias de voos low cost que te permitem viajar de forma rápida e económica. A mais conhecida e que abrange mais destinos é a AirAsia. Mas poderás também optar pela TigerAir, NokAir, VietJet, Jetstar, entre outros. Já viajei com grande parte destas companhias e não tenho quaisquer razões de queixa. O Skyscanner é normalmente o site que uso para pesquisa de voos nestes países.


Lê também o artigo Dicas úteis para comprar voos baratos


14. Licença Internacional de Condução

Desconfio que a maior parte das pessoas que aluga scooters no Sudeste Asiático não tem licença internacional de condução… No entanto, esta é necessária. Se fores mandada parar, vão pedir-te a licença. Se não a tiveres, ficas habilitada a pagar uma multa. Quando alugas a scooter não te é pedida a licença e até é provável que caso sejas parada pela polícia te possas safar pagando um pequeno suborno. Mas faz as coisas como deve ser e trata da licença antes de partires de viagem.

15. “No spicy”

Se normalmente uma pitadinha de malagueta te transforma imediatamente numa torneira humana, com nariz a escorrer e olhos a chorar, então lembra-te destas 2 palavrinhas quando estiveres a viajar no Sudeste Asiático: “no spicy”. A comida desta zona do mundo é normalmente bastante picante. Mesmo quando no menu está escrito que é pouco picante, é melhor jogares pelo seguro e pedires sempre a comida sem picante absolutamente nenhum.

Pratos típicos da Tailândia | viajar pelo sudeste asiático

16. Aprende algumas palavras locais

Um simples “Sabaidee” (Olá, no Laos), “Mingalabar” (Olá, em Myanmar) ou “Kop khun kha” (Obrigada, na Tailândia), fazem milagres. Faz um esforço para te lembrares destas palavras e aprenderes outras quando estiveres por lá. O inglês falado por lá é muito básico e suficiente apenas para te safares com coisas básicas. Se souberes mais algumas palavras da lingua local, evitas alguns desentendidos e na maior parte das vezes é garantia de um sorriso instantâneo em troca!

17. Anota o teu destino num papel, na lingua local

Quando te deslocares de táxi, tuk tuk ou outros transportes locais dentro das cidades, tenta levar um cartão ou pedaço de papel com o nome do teu destino escrito na lingua local. Assim evitas mal entendidos ou perdas de tempo desnecessárias a tentar explicar exactamente para onde queres ir. Sugestão: quando fizeres check-in num hotel/hostel/guesthouse, guarda logo na tua carteira ou no teu bolso um cartão de visita.

18. Prepara-te para seres enganada de vez em quando

O Sudeste Asiático registou um boom de visitantes num espaço de tempo relativamente curto. Com tantos turistas e uma qualidade de vida local tão baixa, o que não faltam são esquemas para tentar aproveitar ao máximo a carteira recheada destes visitantes. Desde táxis com taxímetro “avariado”, a fees que surgem do nada, é provável que te depares com alguns esquemas durante a tua viagem. Alguns são fáceis de detectar e se os puderes evitar, evita. No entanto, se caíres em alguns, não encares como sendo o fim do mundo. O máximo que pode acontecer é perderes algum dinheiro desnecessariamente, mas não deixes que isso te estrague a viagem.

19. Não planeies com demasiada antecedência

Faz as tuas pesquisas antes de partires para que fiques com uma ideia dos locais que não queres mesmo perder. Mas não te prendas a um itinerário demasiado fechado. Deixares parte do teu plano em aberto é a melhor forma de viajares no Sudeste Asiático. É bastante fácil movimentares-te lá de destino em destino. E o mais provável é que conheças outros viajantes pelo caminho que te darão a conhecer novos locais ou te darão dicas úteis que te ajudarão a decidir para onde poderás seguir.

20. Faz um seguro de viagem

Tem em atenção que vais estar a viajar por países em desenvolvimento, onde as probabilidades de teres algum problema de saúde ou acidente são maiores do que as que terias normalmente. Para além disso, o que não faltam são desportos radicais e actividades de aventura à tua disposição. Se tens um espirito aventureiro, vai-te ser difícil dizer que não a estas oportunidades. E todos sabemos que aqui as probabilidades de teres um azar aumentam bastante. Um seguro de viagem evitará gastos exorbitantes caso tenhas algum problema e ajudar-te-á a ter acesso à melhor assistência médica possível. Para além disso cobre custos relacionados com perda de voos, de bagagem, de equipamento electrónico ou documentos importantes. Eu costumo fazer sempre o da World Nomads por ser um dos mais completos no mercado.


Lê também o artigo Seguro de viagem | Vantagens, Coberturas e Simulação


Pronto, é tudo. No fim resta-me desejar-te uma excelente viagem e que aproveites ao máximo uma das zonas mais fantásticas do mundo!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.